Coma menores quantidades em cada refeição e alimente-se em espaços de tempo não superior a 4 horas. A alta hospitalar, na maioria dos casos, é dada após 24 horas e o paciente tem condições de se recuperar em casa. 3 – Uma semana após a cirurgia, retorne ao médico para uma nova consulta.
O que não pode comer após a cirurgia Durante o pós-operatório imediato deve-se evitar os alimentos ricos em gordura, como snacks, embutidos, frituras, manteiga, molhos e alimentos industrializados ricos em açúcar, já que são pró-inflamatórios, dificultando o processo de cicatrização assim como a digestão.
tratar a ferida com água e sabão e manter curativo por 2 dias. Já os pontos são removidos entre 8 e 10 dias após a cirurgia; beber pelo menos 2 litros de água por dia, além de outras bebidas, como chá; preferir uma alimentação equilibrada, com alimentos cozidos e grelhados.
Realizar curativo oclusivo, após retirada do dreno. Utilizar SF 0,9% para limpeza, álcool 70% para antissepsia; gazes, compressas esterilizadas e atadura para oclusão. Limpeza diária dos fixadores com álcool 70%.
Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.
Lave bem a ferida Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
O correto é retornar com o urologista que te operou para um exame físico e reavaliação. Como o colega acima colocou, é comum ocorrer uma deiscência da ferida (abertura), que se for pequena e estiver seca, pode ser manejada com curativo.