VOP
Esquema vacinal Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada).
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente foi prorrogada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo para até o dia 30 de novembro.
Administração: em crianças menores (com mais de 6 meses de vida até 2 anos de idade), aplicar na região ântero-lateral superior da coxa ou na região glútea; em crianças maiores (acima de 2 anos de idade) e em adultos, no braço, na região do deltoide.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Depois de aberto, este medicamento pode ser utilizado em até 7 dias desde que mantidas as condições assépticas e a temperatura entre +2º e +8ºC. A vacina apresenta-se como uma solução injetável límpida e sem cor.
Depois de aberto o frasco-ampola de múltiplas doses, a vacina pode ser utilizada no prazo máximo de até 15 dias, se mantida em condições assépticas e sob refrigeração à temperatura entre +2ºC e +8°C.
Prazo de Validade Desde que mantida sob refrigeração, o prazo de validade da vacina febre amarela (atenuada) é de 24 meses, a partir da data de fabricação. Após reconstituição a vacina terá validade de 6 horas.
“Após aberto, o frasco da vacina tem duração de seis horas e precisa ser utilizado dentro desse prazo para não haver desperdício. Por isso, dedicamos um dia para a aplicação dela na unidade”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica, Maria Beatriz Ruy.
Como é a reação da BCG? É causada por uma inflamação no local, não apresentar dor, apenas uma ardência na aplicação. Após algumas semanas da aplicação, podendo aparecer até os 6 meses de vida, uma vermelhidão local e a formação nódulo local, uma “bolinha”, podendo conter secreção ou não.
A vacina BCG só deve ser aplicada quando a criança atingir peso superior a 2kg. No entanto, a dose deve ser administrada o mais cedo possível, preferencialmente quando ainda estiver na maternidade. Já para a vacina contra hepatite B, a regra é a mesma: a vacina deve ser aplicada nas primeiras 12 horas de vida.
Ela é importante para a prevenção da tuberculose. A vacina BCG (que significa Bacilo de Calmette e Guérin) foi criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome.
Marquinha não é sinal de eficiência Angelieri explica que a cicatriz é uma reação inflamatória do organismo à bactéria Mycobacterium bovis, causadora da tuberculose e contida de forma atenuada na vacina. ”Vale lembrar que algumas crianças não apresentam essa cicatriz, o que não significa ausência de imunidade”.
A vacina é administrada por via intradérmica. A administração da vacina é feita na região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior, na face externa superior do braço direito. O uso do braço direito tem por finalidade facilitar a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação.
Já reparou em uma marca que temos no braço, no local onde a vacina BCG foi aplicada? É ela que indica se o organismo está protegido contra tuberculose. A marca pode demorar até seis meses após a vacinação para aparecer. Se isso não acontecer, o Ministério da Saúde recomenda que uma segunda dose seja dada.