EQST

Quais As Principais Caractersticas Dos Porferos E Cnidrios?

Quais as principais características dos Poríferos e cnidários?

Esses animais possuem o corpo repleto de pequenos orifícios ou poros, característica que deu o nome ao grupo-poríferos: portadores (fero) de poros (porus). Cnidários: O filo Cnidaria (cnidários)possui representantes na água doce e no mar.

Quais são as características dos Poríferos?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Quais as principais características dos Poriferos Brainly?

As três principais características dos poríferos são: vivem fixados em um substrato (rochas ou conchas, por exemplo) onde formam colônias, possuem poros em seus corpos e não possuem órgãos, nem sistemas ou tecidos bem definidos.

Como se caracteriza o esqueleto de uma esponja?

As esponjas apresentam endoesqueleto orgânico ou inorgânico. O esqueleto inorgânico caracteriza-se pela presença de espículas calcáreas ou silicosas. O esqueleto orgânico apresenta uma substância química, denominada espongina.

Qual a característica das espículas faz com que elas possam causar ferimentos nos olhos e na pele?

Resposta: A característica das espículas faz com que elas possam causar ferimentos nos olhos e na pele é porque elas são unidades esqueléticas de calcário ou silício, em forma de ponta muito afiada, o que faz facil a penetração da pele e orgãos moles.

Qual é a diferença entre esponjas e os outros animais marinhos?

Diferente dos outros animais as esponjas são seres vivos sésseis ( realizam suas atividades sem a necessidade de se locomover), Formadas por microporos que permitem sua sobrevivência nos espaços marinhos, apresentam mecanismos de defesa contra predadores, como a liberação de toxinas.

Qual é a função dos Coanócitos nas esponjas?

Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.

Qual é a principal função dos Coanócitos?

Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal.

Quais são as funções desempenhadas pelos Coanócitos?

Os Coanocitos são células exclusivas do poriferos cujas principais funções são, produzir correntes de água, capturar e ingerir partículas de alimento, exercer a respiração, pois são ricas em mitocôndrias, elas também são produtoras de gametas e transportadores de espermatozóides.

O que são espículas e qual a sua função?

As espículas são responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas. Estas estruturas podem ser constituídas por carbonato de cálcio, sílica ou por fibras de uma proteína chamada espongina.

Para que servem as Gemulas?

Nos poríferos existem estruturas denominadas gêmulas. Explique o que são e para que servem. Gêmulas são estruturas resistentes a adversidades ambientais como seca. ... Quando uma esponja morre, gêmulas são liberadas para propagação da espécie.

Qual o caminho percorrido pela água no corpo dos Poríferos?

O trajeto que a água faz em um Porífero é o seguinte, sempre entra pelos poros e sai pelo ósculo, que é aquela abertura em cima dela. ... Lembre-se, sempre: entra pelos poros, saem pelo ósculo. Organização do corpo dos poríferos. O corpo de um porífero possui células que apresentam uma certa divisão de trabalho.

O que são Coanocitos e Amebocitos?

São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.

O que é um Escleroblasto?

Escleroblatos são células responsáveis pela produção de estruturas esqueléticas microscópicas chamadas de espículas. Estas podem ser calcárias, constituídas de carbonato de cálcio (CaCO3), ou silicosas, constituídas silíca (H2Si307).