Há dois tipos, as que já nascem com o indivíduo, e as adquiridas por motivos de doenças, acidentes etc. As deficiências se encontram alocadas em cinco grandes grupos: visual, auditiva, mental, física e múltipla.
Quais os tipos de deficiência? Física, mental, visual ou auditiva. Existem diferentes tipos de deficiência, sendo que a deficiência visual, a motora, a mental e a deficiência auditiva são as mais comuns.
A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa.
deficiência visual
Dentre os tipos de deficiência pesquisados, a visual é a mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros, sendo mais comum entre as pessoas com mais de 60 anos (11,5%).
Do ponto de vista científico, a deficiência sensorial se caracteriza pelo não-funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. Classicamente, a surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados em tal categoria.
Múltipla deficiência sensorial é a deficiência auditiva ou a deficiência visual associada a outras deficiências (mental e/ou física), como também a distúrbios (neurológico, emocional, linguagem e desenvolvimento global) que causam atraso no desenvolvimento educacional, vocacional, social e emocional, dificultando a sua ...
Indivíduos portadores de necessidades sensoriais são aqueles que sofreram a perda parcial ou total dos órgãos dos sentidos. Cegos, perda da visão. Surdos, perda da audição e consequentemente a perda da fala (sudo-mudo).
Confira algumas delas:
É a associação de duas ou mais deficiências no mesmo indivíduo, ocasionando atrasos no seu desenvolvimento global e na sua capacidade adaptativa. Pode ser agravada por alguns aspectos, tais como a idade de aquisição, o grau das deficiências e a quantidade de associações que apresenta.
Resposta. deficiência: alguém que possui uma deficiência auditiva, de locomoção, visão, fala etc. algo que não e possível devolver. diferença: pode ser de gênero, cultural, social de cor de pele etc.
Alguns exemplos de doenças mentais são depressão, TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), transtorno bipolar e esquizofrenia. O tratamento das duas condições também é diferente. Uma pessoa com deficiência mental precisa ser estimulada nas áreas em que tem dificuldade.
Contudo, atualmente passou-se também a considerar na categoria de deficiência psicossocial as deficiências resultantes de uma variedade de transtornos mentais como esquizofrenia, transtornos graves de ansiedade, transtorno bipolar severo, etc.
2º São consideradas pessoas com deficiência aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
O transtorno bipolar é uma alteração mental grave em que a pessoa apresenta oscilações de humor que podem variar desde depressão, em que há profunda tristeza, até mania, em que há euforia extrema, ou hipomania, que é uma versão mais leve da mania.