Os atletas podem competir em quatro tipos de bike, de acordo com a deficiência: convencional, triciclo, tandem e handbike. As adaptações são feitas nas largadas, viradas e chegadas. ... No vôlei sentado, podem competir homens e mulheres que possuam alguma deficiência física ou relacionada à locomoção.
O estudo apontou que as pessoas com deficiência física, praticantes do vôlei sentado conseguem através do esporte superar os diversos desafios da própria condição de deficiência, ampliando a autonomia desses diante, não apenas do esporte, mas da sua vida como um todo, refletindo diretamente em sua qualidade de vida.
Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.
O voleibol foi inventado em 9 de Fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América. O objetivo de Morgan, que trabalhava na ACM de Holyoke no Massachusetts, era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários de modo a minimizar os riscos de lesão.
O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan. Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores.
William George Morgan
William George Morgan
1895
O voleibol passou a ser chamado volley-ball, em razão da jogada no tênis “voleio” (do inglês volley). No entanto, foi reconhecido mundialmente após a 2ª Guerra Mundial e tornou-se uma modalidade esportiva nas olimpíadas de Tóquio em 1964.