O Cruzeiro do Sul se encontra no plano da nossa galáxia, o que faz com que o vejamos sobre a faixa esbranquiçada que corta o céu de fora a fora, conhecida por Via Láctea (Essa faixa nada mais é que a visão que temos de nossa própria galáxia, vendo-a por dentro.
Apesar da bandeira fazer uma referência ao céu de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República, a melhor época para ver a constelação do Cruzeiro do Sul no céu é o mês de maio. Esta é a ocasião em que o eixo maior da cruz está na vertical, como representado na bandeira.
1 • Qual é a importância da constelação identificada pelos Tupinambá na vida cotidiana desse povo? Essa constelação indica o início do inverno para os indígenas do sul do Brasil e o início da estação seca para os indígenas do norte do Brasil.
Bom, as constelações serviam de guia durante as viagens, possuíram grande importância para o desenvolvimento da agricultura, ajudaram também na identificação das estações do ano, e além disso ajudavam na formulação de teorias astronômicas.
Povos indígenas de todo o mundo - do Egito à América, sempre utilizaram as estrelas como uma espécie de agenda do clima e como bússola para orientação. Normalmente associadas aos rituais das tribos, as constelações indígenas foram fundamentais para a sobrevivência de diferentes etnias.
Por meio das constelações os povos antigos podiam se basear e saber em que tempo ou época do ano eles estavam. Dessa forma, as constelações favoreciam muitas áreas de desenvolvimento para os povos antigos, dentre elas pode - se citar: a agricultura.
Para conhecer mais sobre a cosmologia indígena, detalhamos a Constelação do Homem Velho (Verão), do Cervo (Outono), Anta do Norte e Colibri (Primavera) e, por último, a da Ema (Inverno). Todas são relacionadas aos Tupi-Guarani. Representa uma anta que caminha pela Via Láctea que, por sua vez, é de Caminho das Antas.
Antigamente, os astrônomos acreditavam que as constelações formavam figuras de animais, pessoas e objetos, o que os incentivou a nomeá-las. ... Hoje, as constelações são utilizadas como identificadoras de direção e para o reconhecimento do céu em análises espaciais.