Porque apesar de ter uma estrutura muito semelhante a do benzeno o álcool benzílico apresenta uma solubilidade considerável em água ao contrário do benzeno que é praticamente insolúvel.
Resposta. 1) Sim. O metil benzeno tem menor ponto de ebulição. Basta verificar que a molécula do metil benzeno (ou tolueno) é apolar e a molécula do álcool benzílico é polar fazendo com que as forças de atração entre elas seja maior porque elas realizam ligações de ponte de hidrogênio.
C7H8O
Resposta. 1) Sim. O metil benzeno tem menor ponto de ebulição. Basta verificar que a molécula do metil benzeno (ou tolueno) é apolar e a molécula do álcool benzílico é polar fazendo com que as forças de atração entre elas seja maior porque elas realizam ligações de ponte de hidrogênio.
O mesmo possui um ponto de ebulição relativamente baixo pois possui apenas carbonos e hidrogênios na sua composição, ou seja, ele realiza apenas as ligações intermoleculares denominadas como dipolo induzido (classificada como a ligação intermolecular mais fraca que existe).
80,1 °C
117,7 °C
Quanto maior o tamanho da molécula, maior será o ponto de ebulição. Por exemplo, o etano e o butano são ambos alcanos, mas a massa molar do etano é igual a 30 g/mol e seu ponto de ebulição é -88ºC, enquanto o butano tem massa molar maior (58g/mol) e ponto de ebulição maior também (0,5 ºC).
98,42 °C
-89 °C
O carbono está em ênfase na ilustração, porque ele é uma exceção. Por apresentar a propriedade de originar estruturas formadas por um grande número de átomos, ele possui elevados pontos de ebulição (4287 ºC) e de fusão (3550 ºC).
HF
Os compostos capazes de formar ligações de hidrogênio normalmente possuem maiores pontos de ebulição e menor volatilidade. 7. Nos hidrocarbonetos quanto maior a cadeia carbônica, maior o número de interações por forças de van der Waals (forças de London), logo, maior o ponto de ebulição.
A principal regra de solubilidade é Semelhante dissolve semelhante, ou seja, solvente polar dissolve substâncias polares, enquanto solventes apolares dissolvem substâncias apolares. Cadeias carbônicas geralmente são apolares. Quanto maior a cadeia carbônica mais apolar é o composto orgânico.
Dessa forma, observa-se que os ácidos carboxílicos apresentam um tamanho maior de suas cadeias carbônicas, em relação aos álcoois e cetonas, além do fato de apresentarem em sua cadeia, a presença de oxigênio e nitrogênio (maior eletronegatividade), aumentando ainda mais a temperatura de fusão e ebulição.
Lembre-se de que à medida que aumenta o número de átomos da cadeia, os pontos de fusão e ebulição também aumentam. A variação do ponto de fusão e de ebulição com a massa molar, não é uma característica somente dos alcanos, ela se aplica a todas as outras funções orgânicas.
Pontos de fusão e ebulição: São elevados, pois as ligações de hidrogênio que as moléculas dos álcoois realizam umas com as outras são forças eletrostáticas muito intensas. Portanto, precisa-se de muita energia para romper essas ligações.
Além da pressão atmosférica, também é dependente da polaridade das substâncias. O ponto de ebulição da água é 100°C e o do metano é -161,5°C. Dessa forma, o ponto de ebulição da água é maior que o do metano.
A maioria dos compostos orgânicos sofre fusão geralmente em temperaturas compreendidas entre 50 e 300 gráus Celsius. Uma substância orgânica pura geralmente possui um ponto de fusão bem definido , ou seja, a fusão ocorre em uma faixa escrita de temperatura.
Ao colocar esses dois produtos no fogo, vemos que o açúcar – o composto orgânico - funde-se a uma temperatura bem menor que o sal - o composto inorgânico. O ponto de fusão do açúcar é 185ºC enquanto que o do sal é de 801ºC.