Apesar de não ter um motivo principal pelo qual o fenômeno ocorre, os pesquisadores têm algumas teorias. Uma hipótese diz que os espasmos são uma parte natural da transição do corpo da fase de alerta para a do adormecer, ocorrendo quando os nervos têm uma "falha de ignição" durante o processo.
As crises de mioclonias (tremores nas extremidades ou no corpo, de aspecto incoluntário, costumam iniciar-se na adolescência, e durante estes movimentos os pacientes apresentam a consciência preservada. É comum aparecerem crises geralmente ao acordar, muitas vezes precipitadas por privação do sono ou estresse.
Espasmo devido à ação de um veneno. Espamo do útero por contração total ou parcial das suas fibras musculares durante o parto.
Em geral, as cólicas menstruais podem não ter uma causa identificável (chamadas de dismenorreia primária). A dor costuma vir em espasmos ou em pontadas, começando alguns dias antes da menstruação e desaparecendo depois de dois ou três dias.
O espasmo hemifacial é um espasmo voluntário indolor de um dos lados do rosto devido à disfunção do 7º nervo craniano (facial) e/ou da área do cérebro que o controla (chamada centro ou núcleo).
No caso do olho tremendo, a causa pode estar na ingestão insuficiente da vitamina B12 e de minerais que participam da condução elétrica e da contração muscular, como o potássio e o magnésio.
Segundo os supersticiosos, se o olho direito tremer significa que a pessoa vai ter alegrias num futuro próximo, se for o olho esquerdo, significa o contrário.
O tremor da pálpebra do olho é uma condição muito comum que normalmente acontece devido ao cansaço dos músculos da pálpebra, sendo, por isso, muito semelhante ao que acontece em uma cãimbra em outro músculo do corpo, por exemplo.