EQST

Por Que Os Surdos Parecem Estar Sempre Na Contramo Da Histria Da Incluso?

Por que os surdos parecem estar sempre na contramão da história da inclusão?

Por que os surdos parecem estar sempre na contramão da história da inclusão? ... Há aqueles mais radicais que a negam completamente; aqueles militantes surdos que a olham com estranhamento a partir de experiências já vividas e aqueles que a desejam, porém a partir de condições a serem negociadas com o Estado.

Qual a proposta pedagógica atual que tem como objetivo atender ao aluno com surdez?

Especificamente, ao se referir aos alunos surdos, propõea educação bilíngue como diretriz político-pedagógica, em que a Libras seja a língua de instrução e a Língua Portuguesa, na sua modalidade escrita, seja ensinada com metodologia de ensino de segunda língua.

Como trabalhar com alunos surdos no ensino regular?

Os alunos com deficiência auditiva, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial (BRASIL, 2001), devem estudar em sala de aula comum, com apoio de professor intérprete de libras e outros serviços de apoio pedagógico especializado (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, etc.)

Como é a inclusão de surdos na educação escolar?

A inclusão do aluno surdo na escola regular, é assegurado por leis e decretos. ... Há lei para acessibilidade que garante intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa durante as aulas, flexibilidade na correção das provas escritas, materiais de informação aos professores sobre as especificidades do aluno surdo etc.

O que é cultura surda e suas características?

A cultura surda é o conjunto de características que tornam uma pessoa parte da comunidade surda ou do povo surdo, permitida principalmente pelo uso da língua de sinais. Logo, a cultura surda é colocada em oposição à cultura ouvinte, ou seja, o modo de ser e de se comunicar que é característico das pessoas que ouvem.

Qual a importância do bilinguismo na educação de surdos?

O bilingüismo favorece o desenvolvimento cognitivo e a ampliação do vocabulário da criança surda. A aquisição da língua de sinais vai permitir à criança surda, acessar os conceitos da sua comunidade, e passar a utilizá-los como seus, formando uma maneira de pensar, de agir e de ver o mundo.

Como acontece a inclusão do aluno surdo na sala de aula regular?

Para que haja inclusão do aluno surdo é necessário que as pessoas envolvidas no processo educacional façam um esforço, no sentido de se livrarem de modelos pré-determinados de homem, de entenderem a importância de que o aluno realize suas próprias elaborações, que compartilhe suas dúvidas, suas descobertas e seu poder ...

Qual a sua posição quanto à inclusão de surdos no ensino regular?

A inclusão de surdos no ensino regular significa mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos materiais, requer uma escola e uma sociedade inclusivas, que assegurem igualdade de oportunidades a todos os alunos, contando com professores capacitados e compromissados com a educação de todos.

Como trabalhar com alunos surdos em sala de aula?

- Ao chamar atenção do aluno, utilizar gestos convencionais; - Colocar o aluno surdo nas primeiras carteiras, longe de janelas e portas, para não se distrair; - Utilizar todos os recursos que facilitem sua compreensão (dramatização, mímicas e materiais visuais);

Como professor pode olhar para as singularidades do aluno surdo no momento de elaborar as práticas pedagógicas?

São elas: aprender e usar Libras; atentar para a presença de alunos surdos a partir do planejamento das aulas, programando ações que contemplem as especificidades desses discentes; pesquisar sobre os surdos e o ensino (de História) para tais sujeitos; utilizar estratégias e recursos pedagógicos diferenciados; promover ...

Quais as ações que representam a inclusão dos surdos nos espaços educacionais?

A inclusão do aluno surdo na escola regular, é assegurado por leis e decretos. ... Há lei para acessibilidade que garante intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa durante as aulas, flexibilidade na correção das provas escritas, materiais de informação aos professores sobre as especificidades do aluno surdo etc.

Qual a proposta do bilinguismo na educação dos surdos?

O Bilinguismo, como proposta para a educação de surdos, surgiu na década de 80. Esta linha teórica defende que o aprendizado da Língua sinalizada deve preceder o da Língua oral, utilizada na comunidade a qual o surdo pertence.

O que é a educação bilíngue para surdos?

O Projeto de Lei 4909/20, do Senado Federal, determina a educação bilíngue de surdos como uma modalidade de ensino independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o português escrito como segunda língua. ... Também acrescenta à LDB o capítulo “Da Educação Bilíngue de Surdos”.

Qual é o objetivo do Oralismo?

Segundo Goldfeld (2002, p. 34), a finalidade do “oralismo é fazer a reabilitação da criança surda em direção a normalidade”, estimulando-a a integrar-se na comunidade ouvinte. oralidade quanto dos sinais, gestos, mímicas ou qualquer outro recurso que contribuísse para a ocorrência da comunicação.