Resposta. Explicação: Essa atitude revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua característica sócio-política. A Guerra do Contestado colocou os nativos contra o governo, as multinacionais e as oligarquias.
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes dos poderes estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.
No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro (capital do país). O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola. ... e conflitos espalharam-se pelas ruas da capital brasileira.
O movimento antivacina é uma oposição mais ou menos organizada à vacinação pública, oriunda de uma ampla gama de críticos de vacinas, algo que existe desde as primeiras campanhas de vacinação.
A vacinação obrigatória e a impopularidade do governo contribuíram para a explosão de uma revolta popular. Essa revolta tomou conta das ruas cariocas entre 10 e 16 de novembro de 1904. Esse episódio ficou conhecido como Revolta da Vacina.
Eram mais de 2 mil pessoas, mas foram vencidas pela dura repressão do Exército. Após um saldo total de 945 prisões, 461 deportados, 110 feridos e 30 mortos em menos de duas semanas de conflitos, Rodrigues Alves se viu obrigado a desistir da vacinação obrigatória.
A Revolta da Vacina aconteceu no Rio de Janeiro, quando ainda era capital do Brasil, entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. O povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória e também contra os serviços públicos prestados. A anti-varíola foi a vacina responsável por essa revolta.
A Revolta da Vacina. O Rio de Janeiro, na passagem do século XIX para o século XX, era ainda uma cidade de ruas estreitas e sujas, saneamento precário e foco de doenças como febre amarela, varíola, tuberculose e peste.
Resposta. o governo suspendeu temporariamente a vacinação, foi decretado o estado de sitio nas cidades,a policia usou de força para controlas os revoltosas e mas tade a vacinação obrigatória retornou.
Olá, tudo bem? A Revolta da Vacina ocorreu no ano de 1904 no Rio de Janeiro e não foi um movimento com líderes articulados. ... A revolta durou seis dias, tendo como desfecho a suspensão temporária da vacinação, decretação de estado de sítio na cidade e várias pessoas foram presas e deportadas para o Acre.