O controle do estoque é essencial, pois ele representa muito dinheiro e lucros. Ou seja, se um produto fica muito tempo parado, o dinheiro não circula e você ainda terá custos para armazená-lo. Quer saber como o estoque pode impactar diretamente no controle financeiro de sua empresa?
Os estoques não são apenas produtos armazenados, representam capital investido, lançado no ativo da empresa e com liquidez dependente do volume produzido e vendido (ou apenas revendido, no caso do comércio).
Dentro de uma empresa, o estoque é representado por produtos (sejam eles produtos finais ou inacabados) que estão em posse de um agente econômico. São os materiais e suprimentos utilizados para a produção de seu produto ou para suprimir a necessidade da própria empresa.
Por que a gestão de estoque é essencial para o sucesso em logística? O estoque é um dos aspectos mais estratégicos em logística. ... Dessa forma, os métodos de controle de estoque são necessários, pois eles afetam as outras áreas da empresa como o financeiro, o marketing e o comercial.
Quais são as principais consequências do estoque parado?
Os principais problemas encontrados nesse processo e suas soluções
Um gerenciamento de estoque ineficaz pode causar diversos prejuízos para uma empresa: perda da produtividade, perda de dinheiro — representado pelo investimento na compra dos produtos —, erros de expedição, retrabalho, enfim, uma série de problemas que nenhum empreendedor deseja enfrentar em sua gestão.
1. Perdas conhecidas
Isso porque a falta de insumos pode interferir no curso da produção, fazendo com que, eventualmente, faltem itens importantes, enquanto a manutenção de um estoque elevado reduz o fluxo de caixa e aumenta as perdas da empresa.
Então confira algumas dicas imperdíveis para você melhorar seu setor de mercadorias!
“Dentre estes controles internos, a Acuracidade de Estoque é um indicador de qualidade e confiabilidade da informação existente nos sistemas de controle, contábeis ou não, em relação à existência física dos itens controlados”.
Vantagem: A empresa tem que trabalhar com altos estoques quando o produto é importado e demora muito para ser entregue.