"O detergente é muito alcalino, é um desengordurante muito forte para o cabelo, e provoca ressecamento excessivo, principalmente para cabelos com química", afirma a Dra, que explica também que o produto diminui o efeito da progressiva, pode levar a queda dos fios e altera a cor das madeixas.
Nunca lavar o cabelo com sabão, sabonete de banho, sabão em pó ou detergente da loiça porque ressecam muito os fios.
Use uma colher de sopa de sabão em pó por lavagem. Este método clareia mais as raízes do que as pontas. Em todo caso, você pode aproveitar para tirar as pontas a fim de evitar cabelo bicolor.
Bom, não existe uma receita exata para isso, o ideal é misturar uma colher de sopa de açúcar com um pouco de shampoo, mais ou menos a quantidade que você usa para lavar o cabelo. Depois, basta massagear bem o couro cabeludo com a ponta dos dedos para que dê tudo certo. Feito isso, basta lavar normalmente.
Como lavar o cabelo sem shampoo
E trocar o shampoo por outras alternativas pode ser uma delas....10 Substitutos para o shampoo que você pode encontrar na sua despensa
A pergunta parece estranha, a gente sabe. Porém, a resposta é ainda mais bizarra: se você parar de usar xampu seu cabelo fica mais saudável! ... Segundo ela, depois do período de desintoxicação total dos fios, o cabelo ficou mais grosso, saudável e menos oleoso.
O segundo ponto do contexto ambiental para não usar shampoo tem a ver com a química presente nos cosméticos para os cabelos, que vai junto com a água pelo ralo chegando a ribeirões, rios e mar carregando os tais petrolatos, parabenos, silicones, sendo estes 3 plásticos, e sulfatos, que também são poluentes.
1) Para quem quer começar o “no-poo” e se livrar do xampu e condicionador, a primeira dica é começar a diminuir a quantidade de xampu que se leva à cabeça. Neste caso, deve-se iniciar o método de "low poo", ou seja, "menos xampu". Para começar, tente medir o quanto você usa por banho e diminua pela metade.
É importante ainda respeitar o tempo de ação dos produtos, como alertou a cabeleireira Jô Nascimento. No caso do shampoo anticaspa, por exemplo, é preciso deixá-lo agir por 3 minutos; o condicionador, de 1 a 2 minutos e o creme de tratamento, de 3 a 20 minutos, dependendo do que estiver indicado no rótulo.
O shampoo deve ser aplicado sempre no couro cabeludo, espalhado e massageado em movimentos circulares e com as pontas dos dedos. Importante: nada de esfregar ou lavar com as unhas hein?!
O ideal é lavar os fios por duas vezes, o primeiro shampoo elimina resíduos de finalizações ou mesmo oleosidade do couro cabeludo que migra para comprimento e ponta. A segunda aplicação finaliza a “faxina”. Fazendo com que os fios fiquem sem resíduos oleosos.
Usar o shampoo duas vezes na mesma lavagem pode ressecar os fios. Na opinião da dermatologista Gabriella Vasconcellos, passar o shampoo duas vezes durante o banho é um ritual desnecessário: "com uma quantidade suficiente, o cabelo se livrará das impurezas e resíduos externos, como poeira, poluição e etc", conta.
Segundo a profissional, o shampoo deve ser distribuído no couro cabeludo na regiões frontal, lateral, nuca e no topo da cabeça. "É necessário somente massagear o local, já que o shampoo em contato com a água se dilui, facilitando a distribuição. O produto não precisa ser aplicado no comprimento dos fios.
Não existe uma regra de periodicidade para a lavagem do cabelo, depende do tipo de cabelo, da região em que a pessoa vive e, claro, do bom senso. Quem tem cabelos mais oleosos deve sim lavá-los diariamente. Já quem tem fios mais secos pode lavar dia sim, dia não.
7 dicas para o cabelo crescer mais rápido