Mellita quinquiespeforata (Leske, 1778), também conhecida como Bolacha-da-praia. Sim, a bolacha-da-praia é um animal e pertence ao grupo dos equinodermos (echinos = "espinho"; derma = "pele"), ao qual pertencem também as estrelas-do-mar e o pepino-do-mar. ...
Experimente endurecer a casca da bolacha-do-mar com cola. Com um pincel ou uma esponja, cubra completamente a conchinha com a solução e deixe-a secar. A cola vai endurecer como se fosse esmalte. Com o tempo, as bolachas-do-mar vão ficando secas e endurecidas.
São ouriços irregulares, ou seja, não são estrelas-do-mar. Quando você encontrar com uma, por favor, não quebre para ver a "estrelinha" que tem dentro (e não fique jogando como se fossem discos ou outras brincadeiras similares, pois SÃO SERES VIVOS). Na verdade esta estrelinha são os dentinhos da bolacha.
As placas da carapaça são perfuradas para a saída de gametas e para a passagem dos canais que conectam os pés ambulacrários com as ampolas. Uma placa genital funciona como madreporito.
As bolachas vivem enterradas no substrato, usam seus espinhos para se enterrarem na areia. Elas se alimentam de larvas de crustáceos, pequenos copépodes, diatomáceas, algas e detritos orgânicos, partículas orgânicas da areia ou lama.
É um amuleto poderoso que absorve as energias negativas, limpando e protegendo contra o mau olhado. Na Turquia seu uso é muito comum nas casas para trazer sorte, proteção e afastar energias negativas.
Os búzios são conchas que foram preparadas em diversos rituais, antes de serem utilizadas. ... Antes de começar o jogo existem várias orações para saudar os orixás, que no qual é respondida pelo jogo de búzios. Exu, Oxum e Oxalá são os orixás mais ligados ao jogo além de Ifá que é o próprio orixá da adivinhação.