A oximetolona é um medicamento indicado principalmente para complementar o tratamento da anemia e outras alterações sanguíneas que são caracterizadas pela diminuição da produção de hemácias, como mielofibrose e anemia aplástica congênita e adquirida, por exemplo.
A oximetolona não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com doenças ou problemas no fígado ou nefrite. Esse remédio também não deve ser usado por homens com câncer na próstata ou ou na mama, ou mulheres com câncer na mama.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Normalmente, o uso da oximetolona é complementado por outras terapias indicadas pelo médico de acordo com o objetivo do tratamento, como suplementação de ferro, vitamina C e vitamina B12, transfusões sanguíneas.
A oximetolona acentua a produção e excreção urinária de eritropoetina em pacientes com anemia devido à deficiência da medula óssea e, muitas vezes, a oximetolona estimula a eritropoiese em anemia devido à deficiente produção de eritrócitos.
Além disso, a oximetolona é capaz de promover o rápido aumento do volume e da força muscular, além de melhorar a performance, uma vez que possui efeito anabolizante, no entanto o uso desse medicamento com esse objetivo não é recomendado devido ao ao risco de superdosagem e intoxicação do fígado.
O tratamento com oximetolona, particularmente em altas doses, pode estar associada com efeitos potencialmente deletérios nas concentrações de lipídio sérico, incluindo hipertrigliceridemia, redução da lipoproteína de alta densidade (HDL) e aumento da lipoproteína de baixa densidade (LDL) nos níveis de colesterol.
É recomendável a periódica determinação do ferro sérico e da capacidade de conjugação férrica. Se for constatada deficiência de ferro, a mesma deve ser tratada adequadamente com ferro suplementar.
No administre este medicamento a ninguna persona menor de 18 años sin consejo médico., Un niño que usa oximetolona puede necesitar radiografías cada 6 meses para asegurarse de que este medicamento no esté causando efectos dañinos en el crecimiento óseo.
Não se sabe se os esteróides anabólicos são excretados pelo leite materno. Mulheres que tomam oximetolona não devem amamentar, devido ao risco potencial de reações adversas em lactentes.
Este medicamento está indicado no tratamento de anemias causadas pela produção deficiente de eritrócitos. A anemia aplástica congênita, anemia aplástica adquirida, a mielofibrose e as anemias hipoplásticas devidas à administração de substâncias mielotóxicas, muitas vezes respondem ao tratamento. A administração de oximetolona não deve excluir outras medidas de suporte, tais como: transfusões de sangue, correção do ferro, do ácido fólico, da vitamina B12 e da piridoxina, terapia antibacteriana e o uso apropriado de corticosteróides.
Esse remédio, por ser um esteroide sintético, muitas vezes é usado como anabolizante para melhorar a performance e favorecer o ganho muscular em atletas. No entanto, esse uso é contraindicado, pois pode causar complicações graves para a saúde, principalmente no que diz respeito ao funcionamento do fígado.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364). Consulte a bula original. Última atualização: 11 de Janeiro de 2020
Um decréscimo do PBI, na capacidade de conjugação da tiroxina à fixação do iodo radioativo, e pode ocorrer um aumento da fixação do T3 pelos eritrócitos ou resina. A tiroxina livre permanece normal. Os testes alterados usualmente persistem por duas a três semanas após interrupção da terapia anabólica.
Pacientes idosos do sexo masculino tratados com esteróides anabolizantes androgênicos podem ter um risco aumentado no desenvolvimento de hipertrofia da próstata e carcinoma prostático.
Todas as informações contidas neste site têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas ao tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características particulares de cada pessoa.