Para Que Serve Os Msculos Do Tronco?

Para que serve os msculos do tronco

Os músculos do tronco são fundamentais no dia-a-dia. Sentar na cama, levantar de uma cadeira, amarrar os cordões dos sapatos são ações repetidas inúmeras vezes, sem maiores dificuldades. E mais ainda: o movimento de encostar a ponta dos dedos nos artelhos, sem dobrar as pernas – exercício físico muito comum -, pode ser executado, com um pouco de treino, por qualquer pessoa. Daí pensar-se erroneamente que é mais fácil dobrar a espinha (coluna vertebral) para diante do que para trás.

Além de sua função respiratória, o diafragma serve como limite anatômico e barreira entre as estruturas do tórax e as do abdômen, ajuda a manter o diferencial de pressão entre os dois compartimentos do tronco e também possui aberturas que permitem a passagem das estruturas correspondentes o tronco em direção ao abdômen.

Músculos do Dorso

O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em filamentos proteicos, principalmente actina e miosina. A actina é uma fibra proteica do citoesqueleto e, junto a outras proteínas, forma os chamados filamentos finos.

Os músculos intrínsecos do dorso formam o grupo mais profundo de músculos que se inserem na coluna vertebral. Aqueles da região torácica se encontram profundamente à fáscia toracolombar, enquanto os da região lombar se encontram entre as camadas superficial e média dessa fáscia. Esses músculos são chamados de intrínsecos porque atuam especificamente sobre a coluna vertebral, e quase todos eles recebem inervação dos ramos posteriores dos nervos espinais. Eles podem ser divididos em três camadas: 

Músculos intrínsecos do dorso


    Músculos intrínsecos do dorso

O plano intermediário é formado por músculos que recebem inserções na escápula. A partir daí, eles se estendem, seja a outras estruturas ósseas do tórax, ou até o membro superior.

Origem: origina-se na face lateral dos corpos das vértebras T12 e L1 a L5 , nos processos transversos das vértebras lombares e discos intervertebrais entre as vértebras T12 e L1 a L5 . Inserção: insere-se no trocanter menor do fêmur. Inervação: inervado pelos ramos de L1 a L3 . Função: tem como função a flexão da coxa e articulação do quadril.

Tipos de flexão

Observação: esse material foi produzido durante vigência do Programa de colunistas Sanar. A iniciativa foi descontinuada em junho de 2022, mas a Sanar decidiu preservar todo o histórico e trabalho realizado por reconhecer o esforço empenhado pelos participantes e o valor do conteúdo produzido.

A origem se dá na superfície anterior do sacro entre os forames sacrais anteriores e se insere no lado medial da borda superior do trocanter maior do fêmur. No que diz respeito à inervação ela acontece pelos ramos de L5 , S1 e S2 . Por fim, tem como função a rotação lateral do quadril estendida e a abdução do quadril flexionado.

Benefícios da flexão

Benefícios da flexão

O músculo latíssimo do dorso (ou grande dorsal) é o músculo mais largo do corpo humano, recobrindo praticamente todos os outros músculos das costas. Por sua grande extensão, seu movimento pode ter ação sobre os membros superiores e tronco, fazendo parte inclusive da respiração.

Esses músculos são poderosos e têm múltiplas inserções nas vértebras, sendo responsáveis ​​por manter as costas retas. Além disso, eles permitem movimentos de flexo-extensão e rotação da coluna.

São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento. Este é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é, ou pode ser, controlada pelo sistema nervoso.

Quais são os principais músculos do tronco anterior e braços membros superiores )?

Dos 4 principais músculos do braço, 3 deles são flexores (bíceps braquial, braquial e coracobraquial) e estão no compartimento anterior. O extensor (tríceps braquial) está posterior, juntamente com o músculo ancôneo (auxiliar do tríceps braquial).

Dentre todos os músculos que são inseridos exclusivamente nas estruturas ósseas toracoabdominais, o diafragma merece menção especial, pois é o único que está localizado inteiramente dentro da cavidade toracoabdominal. Além disso, é o músculo responsável pela respiração.

Funções dos músculos

Os Músculos da coluna vertebral. Inserem-se nas vértebras e nas costelas, formando, ao longo de toda a espinha, uma resistente massa muscular que sustenta esse arcabouço ósseo do corpo humano. Além disso, os movimentos da coluna para a frente, para os lados e para trás são resultantes da ação conjunta dessas músculos.

Os músculos do tronco são todas aquelas estruturas musculares que cobrem o tórax e o abdômen, fornecendo proteção e movimento às estruturas toracoabdominais.A maioria desses músculos é plana e larga, cobrindo uma grande quantidade de espaço e apresentando inserções ósseas em mais de dois pontos do esqueleto.

Músculos do tronco—como qualquer outro músculo no corpo—requerem exercícios adequados para manutenção da força e tônus. Enquanto músculos como os glúteos (nas coxas) são usados em todo o tempo que nós caminhamos ou subimos um degrau, os músculos profundos do tronco e os músculos abdominais são usualmente, deixados inativos e descondicionados. Salvo quando são especificamente exercitados, os músculos do tronco e os abdominais tendem a se enfraquecer com a idade. Fisioterapia e regimes de exercícios para tratar a lombalgia usualmente se focam no fortalecimento dos músculos flexores, extensores e oblíquos para ajudar a reforçar a sustentação da coluna e, por sua vez, reduzir a lombalgia e algumas vezes, eliminar a necessidade de cirurgia.

Quais são os músculos do tronco posterior?

Os músculos superficiais do dorso incluem os músculos suboccipitais, trapézio, latíssimo do dorso (grande dorsal), levantador da escápula, romboides e serrátil posterior.

Quais os músculos flexores do tronco?

músculo reto do abdome O músculo reto do abdome é o principal flexor de tronco, sendo auxiliado (ajudado) pelos músculos oblíquos do abdome, quando atuam juntos. Os oblíquos (externo e interno) atuam também em associação com os músculos do dorso, produzindo a rotação do tronco.

Quais músculos fazem extensão do tronco?

Os extensores do tronco são os músculos eretores da espinha, que incluem o iliocostal torácico, o longuíssimo dorsal, o espinhal torácico e o iliocostal lombar.

Quais os principais músculos do tronco posterior?

  • Músculo Iliocostal Lombar, Torácico e Cervical.
  • Músculo Longuíssimo do Tórax, Pescoço e Cabeça.
  • Músculo Esplênio da Cabeça e do Pescoço.
  • Músculo Semi-espinhal do Tórax, do Pescoço, e da Cabeça.
  • Músculo Multífido.
  • Músculo Escaleno.
  • Músculo Peitoral Maior.
Mais itens...

Qual a principal função dos músculos do tronco posterior?

Função: Eleva, retrai e roda a escápula. As fibras superiores elevam, as médias retraem e as inferiores deprimem a escápula. ... Função: Retrai a escápula e roda para abaixar a cavidade glenóide; fixa a escápula à parede torácica. Os músculos extrínsecos são compostos pelos músculos superficiais e intermediários do dorso.

Qual é a função do músculo deltóide?

O deltoide é enervado por um ramo do plexo braquial, o nervo axilar ou circunflexo. A ação deste músculo permite a elevação lateral do braço, até aos 90 graus.

O que é flexão do tronco?

As flexões são um dos exercícios físicos funcionais mais populares. São ideais para o desenvolvimento dos músculos do peito, ombros, braços e todo o tronco – incluindo abdômen. Eles costumam ser práticos, já que dispensam acessórios e podem ser feitos em qualquer lugar.

O que é flexão lateral do tronco?

Quando realizamos uma flexão lateral trabalhamos unilateralmente oblíquos do abdômen e músculos extensores da coluna como o Quadrado Lombar e os Eretores Espinhais (Espinhais, Longuíssimo do Dorso e Iliocostal), por exemplo, por isso, este tipo de exercício é considerado grande aliado no fortalecimento dos músculos das ...

Quais são os músculos do abdome responsáveis pela rotação do tronco?

Os músculos do abdome representados por oblíquo interno, oblíquo externo, reto e transverso do abdome possuem um papel importante nos movimentos do tronco.

Quais são os principais músculos do tronco?

Resumo: músculos do tronco | Colunistas
  • Músculo Iliocostal Lombar, Torácico e Cervical.
  • Músculo Longuíssimo do Tórax, Pescoço e Cabeça.
  • Músculo Esplênio da Cabeça e do Pescoço.
  • Músculo Semi-espinhal do Tórax, do Pescoço, e da Cabeça.
  • Músculo Multífido.
  • Músculo Escaleno.
  • Músculo Peitoral Maior.
Mais itens...

O que é músculo posterior?

Os músculos posteriores da coxa, também chamados de isquiotibiais, se originam na tuberosidade isquiática, que é uma protuberância óssea na parte posterior da pelve, e se fixam na parte alta da tíbia, o osso da perna, já próximo do joelho.

Qual a função do músculo deltóide?

Função. O deltoide movimenta e estabiliza a articulação do ombro.

O que é músculo deltoide?

1. Que tem forma de delta. 2. [ Anatomia ] Diz-se de ou músculo que fica entre a clavícula, a omoplata e o úmero, que serve para levantar e rodar o braço.

Quais os movimentos do músculo deltoide?

Devido a sua arquitetura o deltóide atua tanto em movimentos de flexão, quanto de extensão do ombro, bem como na abdução e nos movimentos horizontais, além de estabilizar a articulação em praticamente todos os movimentos.

Como flexionar o tronco?

Flexionar o tronco levando a mão direita em direção ao pé, até onde é confortável. E estender o braço esquerdo para o alto, formando uma linha entre as mãos. Voltar na PI e repetir a flexão de 4 a 6 vezes, mantendo o abdômen contraído. No final, manter na posição de flexão com braços alinhados por 4 a 6 segundos.

Qual o grau mínimo e máximo da flexão de tronco no abdominal?

A flexão e extensão variam de 12° na maioria das vértebras lombares superiores a 20° na mais inferior.

Como fazer a flexão lateral?

Um exemplo é a flexão lateral, feita segurando um halter (ou anilha) em cada uma das mãos e dobrando o tronco para o lado.

Para que serve a rotação de tronco?

Importância dos exercícios de rotação Em exercícios de rotação e relaxamento, a rotação da coluna vertebral gera redução do tônus da musculatura axial, diminuindo a rigidez do tronco, podendo assim ser realizados movimentos mais funcionais.