O faceamento é a operação de fresamento mais comum e pode ser realizado usando uma ampla gama de ferramentas diferentes. ... Certifique-se de escolher a fresa correta para a operação, a fim de obter a produtividade ideal (consulte abaixo as informações sobre escolha de ferramentas).
A vantagem desse processo é a variedade de formas e superfícies que podem ser produzidas, a qualidade do acabamento da superfície usinada e as grande quantidade de remoção de cavaco.
Um mícron equivale a dividir 1 milímetro por 1.000, ou seja, 0,001 milímetro. Só para você ter ideia, um grão de areia normal possui entre 200 e 500 micra. É por essa razão que chamamos esse processo de Usinagem de Precisão.
Furação é o processo em que uma broca de dois gumes gera uma cavidade cilíndrica na peça. Este processo tem uma variação, conhecido como alargamento de furo, no qual a broca responsável pela furação também pode ampliar o diâmetro do furo.
Devido a intensos trabalhos de P&D, vários fabricantes de ferramentas de corte tomaram o alto potencial de corte de pastilhas de face única e o duplicaram em ambas as faces de uma pastilha dupla face, posicionada negativamente, o que reduziu o custo por aresta para quase a metade. Ao mesmo tempo, algumas mudanças inteligentes no formato da pastilha aumentaram drasticamente o número de arestas de corte efetivas, ao mesmo tempo em que tornaram a pastilha mais robusta. Um exemplo desses desenvolvimentos é a fresa de facear CoroMill® 745 com 14 arestas por pastilha em formato heptagonal – sete indexações por lado – capaz de reduzir significativamente os custos com ferramentas, enquanto mantém uma pastilha com saída positiva e de corte livre.
32. Faceamento Faceamento é a operação que permite fazer no material uma superfície plana perpendicular ao eixo do torno, de modo a obter uma face de referência para as medidas que derivam dessa face. A operação de facear é realizada do centro para a periferia da peça.
É a operação de usinagem na qual o corte gera superfícies planas, produzidas pelo corte em movimento de translação. A peça se move enquanto a ferramenta permanece estática, ou vice-versa.
Qualquer um que já precisou usar uma fresa para usinar um bloco de aço-carbono certamente aprecia o valor da alta tecnologia, por exemplo, fresas de facear intercambiáveis disponíveis hoje. Todos os anos, os fabricantes de ferramentas desenvolvem e lançam produtos mais rápidos e mais eficientes que agregam mais valor ao processo e ainda otimizam os custos. Para saber quais funcionam melhor para materiais difíceis de usinar e perfis de peças complexos, é importante compreender as diferenças entre essas ferramentas e como melhor aplicá-las. A seguir, sugerimos algumas dicas que podem tornar o seu caminho mais tranquilo e produtivo.
Naturalmente, o problema com pastilhas de face única é que há somente um lado. Isso as torna mais caras, se pensamos no custo por aresta, e menos ideais para aplicações de desbaste, devido ao seu maior custo e menor resistência. Por outro lado, as pastilhas dupla face possuem um ângulo de saída tradicionalmente negativo que gera forças de corte mais elevadas e por essa razão, têm sido, há muito tempo, adequadas somente para desbaste pesado em ferros fundidos e outros materiais de cavacos curtos.
Podemos definir o planejamento da usinagem como o responsável por converter dados de projeto em instruções de trabalho, ou a determinação sistemática dos métodos que possibilitem que um produto seja produzido de forma econômica e competitivamente.
1. limada deve ficar na posição horizontal, alguns milímetros acima do mordente da morsa. Para proteger as faces já acabadas da peça, usar mordentes de proteção. macio do que o da peça que será fixada e que evitam que os mordentes da morsa façam marcas nas faces já usinadas da peça.
Um dos processos mais conhecidos na usinagem, o torneamento consiste no processo em que a ferramenta exerce movimento de translação, ao mesmo tempo em que a peça gira em torno de seu próprio eixo.
Múltiplas camadas de cobertura nas pastilhas de metal duro comprometem a agudeza da aresta, porém são resistentes o suficiente para usinar a maioria dos materiais. As pastilhas Wiper são, nesse caso, uma excelente maneira de obter acabamentos espelhados nos cortes de acabamento. À medida que o arco de contato da fresa de facear diminui, aumente as taxas de avanço proporcionalmente (mantendo assim a espessura de cavacos adequada). Sempre use pastilhas com raios de ponta menores para reduzir a pressão de corte em geometrias de peças muito finas ou delicadas. Nesses casos, mantenha também pelo menos dois dentes envolvidos em corte e reduza a taxa de avanço ao entrar no corte.
Com a mesma velocidade com que vinha se desenvolvendo, em 1960, o torno ganhou novas tecnologias e passou a ser automático. A nova máquina realizava a usinagem de uma forma mais similar com a atual.