Devido à sua capacidade calmante e tranquilizante, o mulungu é muito utilizado para tratar os distúrbios do sono, como a insônia, por exemplo. Veja outros remédios caseiros para curar a insônia.
Colocar a casca de mulungu na água e deixar ferver por 5 minutos. Aguarde esfriar a pode tomar quentinho, se preferir. Evitar tomar o chá por muitos dias seguidos. Tomar uma xícara uma hora antes de dormir.
Auxílio no tratamento de distúrbios psicológicos. Diluir 20 a 30 gotas em 200ml de água e tomar às 20hs.
Contém: Camomila Tintura, Melissa Tintura, Mulungu Tintura, Passiflora Tintura. Posologia: Tomar 30 gotas diluídas em água, 3x ao dia, antes das refeições. Sedativo, tranquilizante e calmante. Indicado para insônia, dores reumáticas.
O uso do Mulungu tem sido feito em medicina ortomolecular. Ele possui ação sedativa sobre o sistema nervoso central e relaxante da musculatura lisa. É usado como calmante na agitação nervosa, ansiedade e insônia. Tenha um sono natural e saudável.
Análgésico natural para dores de origem nervosa. Diluir 5 a 20 gotas em meio copo de água, 3 vezes ao dia.
Líquido. Você também encontra a passiflora em gotas, como o Maracugina IP. Sua recomendação de uso pode variar de acordo com a fórmula, mas é comum que a indicação seja de 5ml quatro vezes ao dia.
A Tintura de Passiflora é uma solução extrativa produzida a partir da planta do maracujá. Estudos apontam que seus componentes, entre eles flavonoides e alcaloides, possuem ação sedativa, tranquilizante e antipasmódica sobre o sistema nervoso central, atuando como ansiolítico e redutor da tensão nervosa.
Diversos estudos, ao longo dos anos, puderam comprovar sua ação no combate a problemas estomacais, seu mais conhecido efeito. Assim, a espinheira santa é muito usada para ajudar no tratamento de má digestão, azia, refluxo, mau hálito, entre outros.
Chás feitos de ervas (não os industrializados) sem açúcar são muito bem-vindos. Dê preferência às ervas com efeito calmante, como camomila, erva-cidreira (capim-limão) e passiflora. Por outro lado, refrigerantes, sucos ácidos (cítricos) e café devem ser evitados, conforme a recomendação do Dr. Silva.