Usos da azedinha Essa planta é rica em Vitamina C, por isso tem propriedade antiescorbútica e serve para tratar bronquite e aumentar o apetite. Além disso, a azedinha possui ação diurética, adstringente e refrescante no organismo. Em decocção, a azedinha pode ser usada para tratamento da gengivite e inflamação da boca.
Usos da azedinha Apesar de não ser muito comum, as raízes e flores da planta podem ser consumidas cozidas e as sementes são utilizadas para fazer farinha. O consumo da azedinha também pode ser feito de forma fresca, como em sucos e saladas diversas. Quando refogada, fica ótima em sopas, caldos e molhos.
Folhosa dotada de um agradável e estimulante sabor ácido, assim como o próprio nome sugere, a azedinha (Rumex acetosa) é uma das hortaliças contempladas no manual. Fresca e picada, é ótima para saladas e sucos; quando refogada, é usada para incrementar sopas e molhos.
A azedinha tem uma série de benefícios: laxante, antioxidante, anti-inflamatória, desintoxicante… Mas atenção, o chá deve ser feito apenas com as folhas, pois as raízes são tóxicas.
Bata 4 xícaras de espinafre, 2 xícaras de azedinhas, suco de ½ limão-siciliano , 2 peras e 2 xícaras de água. Rende 1 litro.
Para que serve a serralha A serralha serve para desintoxicar o fígado, estimular a digestão, aumentar a produção da bílis, aumentar o apetite, combater a dor de estômago e, em forma de cataplasma, atua nas dores reumáticas.
A espécie Sonchus oleraceus, a serralha mais comum de ser encontrada, tem a folha ligeiramente recoberta de pequenos pelos e um tanto opaca. Oleraceus vem do latim olus e quer dizer verdura, comestível. Ou seja, os botânicos que a nominaram não deixam dúvida de que a planta é comestível.
Dente de leão, radite, erva de touro (não comestivel), serralha, serralhinha e picão.
É fonte de vitaminas A, do complexo B, C e D Além de ter substâncias medicinais, a serralha é rica em diferentes tipos de vitaminas (A, B2, B6, C e D), sendo muito indicada para fortalecer o sistema de defesa do corpo. As vitaminas A e C, por exemplo, ajudam a prevenir gripes e resfriados.
"Basta refogar alho e cebola em óleo ou banha, juntar tomate, a erva picada e cozinhar com um pouco de sal", ensina a nutricionista. "O mesmo refogado pode ser aumentado com caldo de carne e um tanto de farinha de milho." Nativa da Eurásia, a serralha cresce espontaneamente em todo o mundo.
A catalonha é uma verdura rica em cálcio, fósforo, ferro, fibras, vitaminas A, C e do complexo B. Os sais minerais contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. A vitamina A é boa para a visão e saúde da pele. A vitamina C age contra infecções e evita a fragilidade dos ossos e dentes.
Da mesma espécie do almeirão e até bem parecida, a planta catalônia apresenta altura média de 45 a 50 cm, folhas de coloração verde escura e sabor amargoso, compridas, lisas, finas com bordas dentadas e talos brancos e grossos que vão até a ponta da folha.
O ideal é retirar a verdura do saquinho original, cortar o talo e deixar um pouco sobre um pano estendido para secar. Guarde a verdura em potinhos, mas não coloque mais do que não cabe. As verduras amassadas ficarão murchas e podem estragar com mais facilidade.
A mostarda é muito perecível e preferencialmente deve ser consumida no dia da compra. Se não for consumi-la imediatamente, lave as folhas em água corrente, descarte as folhas com defeitos, escorra o excesso de água e acondicione-as em vasilha ou saco de plástico. Mantenha-as em geladeira por até cinco dias.
Corte os talos mais grossos com uma faca. Deixe de molho em água com hipoclorito de sódio por alguns minutos. Seque as folhas e separe as amareladas e danificadas. Agora é só consumir ou guardar na geladeira em potes ou sacos plásticos.
Depois de secas, forre um recipiente com papel toalha e vá espalhando as folhas, sem sobrepô-las. Coloque mais uma camada de papel toalha e mais uma camada de folhas e assim por diante. Ao final da última camada de folhas, coloque mais uma de papel e tampe o pote. Guarde na geladeira.
Como armazenar: Retire as folhagem com cuidado para não cortar ou machucar as cenouras, e guarde em sacos plásticos fechados ou enrolada em papel toalha, para minimizar a umidade e mantenha na gaveta de legumes na geladeira, a cada dois dias o ideal é conferir e quando for usar escolha as que parecem estar mais ...
NA GELADEIRA: Ao guardar as hortaliças o mais importante é que estejam bem acondicionadas em sacos plásticos, recipiente de plástico ou de vidro, porque o ar do refrigerador resseca o alimento.
A dica é intercalar uma camada de papel toalha com uma de verdura, garantindo que toda a umidade seja absorvida. Coloque as verduras intercaladas com papel toalha em potes de plástico ou vidro esterilizados e tampe-os. Para as folhas maiores, como a couve, guarde em sacos plásticos esterilizados.
3. Guarde as frutas e os vegetais em sacos plásticos com furos, isso ajuda a manter a circulação do ar. 4. Refrigere todos os produtos que são comprados já fatiados, cortados ou sem casca.
Os principais alimentos frescos que devem ir para sua geladeira são:
11 alimentos básicos que não devem ir para a geladeira
Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumulem água durante o congelamento.
Frutas inteiras devem ficar na gaveta inferior da geladeira (parte menos refrigerada) Na hora de guardar as frutas e outros vegetais, é muito importante recorrer ao local certo da geladeira. A gaveta inferior, em especial, é a mais indicada para esses alimentos, pois é menos refrigerada que os outros setores.