Você já ouviu falar em cordoalha de aço? Sabe para que serve este tipo de material? Não? Então não deixe de acompanhar o nosso guia de hoje! Nele vamos lhe explicar do que se trata este tipo de aço e para que serve. Assim, você poderá ter uma visão mais aprofundada das possibilidades disponíveis para a sua construtora. Acompanhe a seguir e saiba mais.
Apesar de parecidos, a cordoalha de aço não é o mesmo que o cabo feito deste mesmo material, pois apesar de a matéria que lhes dá origem ser a mesma (o aço, obtido por meio de um liga com formada por diferentes metais), a maneira como eles são confeccionados é diferente.
Enquanto que as cordoalhas engraxadas, sendo estas fabricadas num processo contínuo de revestimento por polietileno de alta intensidade, aplicado na cordoalha engraxa, fazendo com que a mesma tenha uma capacidade mecânica idêntica a cordoalha nua.
A tensão elétrica máxima suportada pela cordoalha deve ser compatível com a tensão do sistema em que será utilizada. Por isso, deve-se verificar se a cordoalha possui a tensão elétrica adequada para a aplicação desejada.
É importante destacar que a escolha da cordoalha adequada para cada aplicação deve levar em consideração diversos fatores, como a tensão elétrica, condições ambientais e aplicação.
Enquanto que as cordoalhas engraxadas, sendo estas fabricadas num processo contínuo de revestimento por polietileno de alta intensidade, aplicado na cordoalha engraxa, fazendo com que a mesma tenha uma capacidade mecânica idêntica a cordoalha nua.
As cordoalhas de aço representam maior resistência, qualidade e durabilidade para a sua obra. Elas são projetadas para que a tração do concreto não prejudique a estrutura tão facilmente. Além disso, em combinação com o sistema de protensão, elas podem gerar muitos benefícios para a sua obra, como por exemplo:
A cordoalha dielétrica também possui um isolamento elétrico o qual facilita e torna mais seguro o trabalho do profissional que trabalha com este equipamento, pois diminui os perigos e riscos da energização da rede.
O post Cordoalha de aço: O que é e para que serve? apareceu primeiro em Tudo Construção – Tudo para sua Casa e Construção.
A Acro Cabos de Aço ainda é certificada pela ISO9001 e possui amplo catálogo de produtos, além de atendimento personalizado para entender as demandas de cada solicitante e supri-la com total eficiência.
O diâmetro da cordoalha deve ser de acordo com a corrente elétrica e a carga que será suportada. É preciso verificar se o diâmetro escolhido é adequado para a aplicação desejada.
Excesso de peso: é preciso estar atento ao peso que o equipamento suporta, o técnico local precisa avaliar se todo o equipamento que está passando pelos cabos excede ou não a capacidade máxima de peso.
O CompreRural é um portal de notícias e conteúdos do agronegócio brasileiro. Foi fundado em outubro de 2015 e desde então tem como objetivo informar o produtor rural brasileiro.
Do mesmo modo, o concreto protendido pode ser usado de um modo que gerará mais economias para a construção, devido a menor necessidade de uso de materiais de construção, por exemplo.
Cordoalha é um material empregado para a sustentação, utilizados nas redes aéreas que fazem a fixação e junção de alguns acessórios e equipamentos, e principalmente, sustentação, união e fixação de cabos de telecomunicações.
Principais vantagens: são mais fáceis, rápidas e ágeis de se montar ou realizar a manutenção em relação as cordoalhas de aço, devido ao seu peso ser mais leve. Além disso, ela dispensa uso de ferramentas robustas e especiais para realizar o corte do cabo e não precisam de pontos de aterramentos, facilitando o trabalho do técnico na montagem.
As cordoalhas de aço são fabricadas com fios de arame, assim como os cabos de aço. Porém, no caso das cordoalhas, é usado um menor número de fios de arame e muito mais densos e resistentes. Podem ainda, variar tanto em carga de ruptura, peso, diâmetro ou número de fios.
A cordoalha dielétrica tem a aparência de um cabo, como uma grande corda, que foi desenvolvida para ser utilizada na fixação de cabos telefônicos e ópticos em redes aéreas, através do processo de espinamento.
A cordoalha para aterramento garante um sistema de aterramento eficaz, sem expor nada ou ninguém ao risco do choque elétrico entre outros problemas diversos que podem surgir quando se trabalha diretamente com energia elétrica.
a) Em qualquer época do ano, a resistência de aterramento não deverá ser superior a: - 10 Ω nos atendimentos em 13,8 kV. - 10 Ω nos atendimentos em 34,5 kV e potência de transformação até 75 kVA. - 5 Ω nos atendimentos em 34,5 kV e potência de transformação superior a 75 kVA.