O princípio da destilação se baseia na diferença entre o ponto de ebulição da água (100°C) e do álcool (78,4°C). A mistura água e álcool apresenta ponto de ebulição variável em função do grau alcoólico. Assim, o ponto de ebulição de uma solução hidroalcoólica é intermediário entre aquele da água e do álcool e será tanto mais próximo deste último quanto maior for o grau alcoólico da solução.
E sabemos que hoje em dia o mercado de produtos para laboratório está muito competitivo, cada vez mais surgem empresas que podem produzir materiais de qualidade para laboratório. Mas também existem muitas empresas que não irão conseguir suprir suas expectativas. Por isso é muito importante que uma ampla pesquisa de mercado seja feita.
O químico árabe Al-Kindi (Alkindus) isolou pela primeira vez o etanol (álcool) puro por destilação. Por outro lado, no século IX o alquimista persa Muhammad ibn Zakarīya Rāzi (Rhazes) destilou o petróleo pela primeira vez para a produção de querosene. Por outro lado, Avicena inventou a destilação a vapor porno início do século XI para a produção de óleos essenciais.
Com o surgimento da engenharia química como disciplina no final do século 19, métodos científicos, em vez de serem empíricos, puderam ser aplicados. O desenvolvimento da indústria do petróleo no início do século 20 forneceu o ímpeto para o desenvolvimento de métodos de projeto precisos, como o método McCabe-Thiele e a equação de Fenske. A disponibilidade de computadores poderosos também permitiu a simulação direta de colunas de destilação por computador.
Em outras palavras, a destilação é um processo físico-químico de separação de misturas que ocorre através do aquecimento e resfriamento das misturas. Ao aquecer a mistura ocorre a formação de gases daquela substância que possui menor ponto de ebulição; ou seja, a mais volátil evapora primeiro.
Mais tarde, os alquimistas helenísticos do século 1 dC usavam a destilação e desenvolveram posteriormente aparelhos de destilação em grande escala. De acordo com KB Hoffmann, a primeira menção de “destillatio per descensum” ocorre nos escritos de Aécio, um médico bizantino da Mesopotâmia durante os séculos V-VI. No Egito, acredita-se que a filósofa Hipácia de Alexandria inventou um antigo aparelho de destilação. Então, a primeira descrição clara dos primeiros aparelhos de destilação foi dada pelo alquimista egípcio Zósimo de Panópolis no século IV.
É um processo muito parecido com a destilação simples mas recomenda-se o seu uso para substâncias de alto ponto de ebulição. A princípio, essas substâncias quando aquecidas decompõem-se. Então, vaporizam-se os materiais por arrastamento dos vapores da água. Dessa forma, utiliza-se o arraste de vapor para extrair e separar componentes líquidos a partir de matrizes sólidas. Por exemplo, extração de óleos essenciais a partir de folhas ou outras partes de plantas.
É separação de uma mistura homogênea de líquido com líquido, por exemplo, água e álcool (O ponto de ebulição da água é 100°C e do álcool etílico 78°C). Em princípio, recomenda-se essa destilação para misturas que apresentam pontos de ebulição muito próximos. Diferente do processo de destilação simples, em usamos, neste caso, coluna de fracionamento.
Separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, por exemplo, a água (H2O) do sal (NaCl). Como ocorre a destilação simples? Evapora-se a água por aquecimento, o vapor atravessa o condensador então formam-se gotículas que são recolhidas em recipiente. Por conseguinte, retém-se o sal no balão de destilação.
Verifique se a empresa fornecedora da cabeça de destilação possui funcionários que além de entenderem suas reais necessidades, consigam tirar todas suas dúvidas.
Destilação tipos história aplicações o que é? A destilação é um dos processos de separação de misturas homogêneas que ocorre através da ebulição. Dessa forma, o líquido é vaporizado e depois condensado. Assim, as misturas que serão separadas apresentam diferentes pontos de ebulição.
Vários produtos podem ser produzidos a partir do petróleo bruto. Por exemplo: gasolina, combustível diesel, óleo lubrificante, óleo combustível, cera de parafina e petroquímica
Existem, basicamente, dois tipos de cabeças de destilação: a cabeça de destilação simples e a de Claisen. Esta é utilizada principalmente para destilações com colunas de fracionamento colunas de Vigreux, por exemplo, e em refluxos.
Os primeiros tipos de destilação eram conhecidos pelos babilônios na Mesopotâmia (no que hoje é o Iraque) desde pelo menos o segundo milênio aC. Escavações arqueológicas no noroeste do Paquistão forneceram evidências de que a destilação do álcool já era usada no subcontinente indiano desde 500 aC, mas só se tornou comum entre 150 aC – 350 dC. Então, tribos primitivas da Índia usavam um método de destilação para a produção de licor Mahuda.
Um dos primeiros usos da destilação foi a fabricação de perfume, que começou por volta de 3500 aC. O aroma de várias plantas e ervas contém os óleos essenciais, que podem ser extraídos por destilação a arraste de vapor.
A cabeça de destilação faz a ligação entre o balão, onde a mistura é levada à ebulição e o condensador, onde ocorre a condensação do destilado, e tem uma abertura para suportar um termómetro à entrada do condensador.
É uma destilação usada para aquelas situações em que a presença de minerais diminui a eficácia de certos equipamentos, por exemplo, ferros a vapor ou umidificadores de charutos.