Este pássaro tem uma característica especial única: tem uma grande bolsa sob o bico. Esta bolsa serve para pescar enormes peixes, mas também para armazenar o peixe durante algum tempo. É que a bolsa do bico do pelicano é duas ou três vezes maior do que o seu estômago.
A explicação é simples: na total ausência de comida, o pelicano abre seu peito com o bico, e oferece a própria carne aos filhotes. ... Uma velha história nos fala de um pelicano que – durante um inverno rigoroso – consegue sobreviver ao seu autossacrifício por alguns dias, oferecendo sua própria carne aos filhos.
Nas páginas do Dicionário Enciclopédico da Maçonaria existe a seguinte descrição sobre o pelicano: "Símbolo maçônico representado pelo pelicano derramando sangue pelos seus filhotes a que foi adotado pela maçonaria. Na antiga arte cristã, o pelicano era considerado emblema do salvador".
Significado de Pelicano substantivo masculino Ave palmípede cujo bico possui uma bolsa ventral extensível, onde ficam armazenados os peixes destinados à alimentação dos filhotes: os pelicanos vivem nas regiões quentes.
De acordo com uma lenda, em tempos de fome, a mãe perfurou o peito para alimentar seus filhotes com seu próprio sangue. O pelicano foi assumido pelo Cristianismo, representando Jesus se sacrificando pela humanidade e se tornando uma metáfora para o amor incondicional e a fé.
Alimentação. É um gavião de áreas abertas, campos e cerrados, onde alimenta-se de várias presas, como pequenos mamíferos, aves, cobras, lagartos, rãs, sapos e grandes insetos. Na baixa das águas, apanha caranguejos.