Devemos separar todo o material que pode ser reciclado do que não pode, ou seja, vidros, papéis, plásticos e metais devem ser colocados em outro saco ou container de lixo. É importante lembrar que o lixo orgânico não deve ser colocado junto do lixo reciclável apesar de também pode ser reutilizado.
Para o correto armazenamento não misture os resíduos recicláveis com os orgânicos. Os resíduos recicláveis devem ser lavados e secados antes de armazenar. Papéis devem estar secos e não podem ser amassados, somente dobrados. Os resíduos de vidro devem ser colocados em uma caixa para evitar acidentes.
Reciclável
PRETO: madeira LARANJA: resíduos perigosos BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde ROXO: resíduos radioativos MARROM: resíduos orgânicos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.
Dicas e alternativas
O primeiro passo para a realização do processo de reciclagem é a coleta seletiva, ou seja, a separação do lixo por material, com o seu posterior destino para o reaproveitamento.
Papéis não recicláveis: adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados. Metais não recicláveis: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
Para armazenar papelão para reciclagem procure compacta-las ao máximo, juntando umas às outras e separando-as em um local seco e protegido de chuva ou umidade.