Éder Militão chegou às categorias de base do São Paulo Futebol Clube aos 13 anos em 2012. Em 14 de maio de 2017, o zagueiro estreou no time profissional no clube paulista contra o Cruzeiro em uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
Ele estreou pela equipe principal durante a Copa Paulista de 2016, fazendo sua primeira aparição em 2 de julho em uma partida que resultou em derrota por 2 a 1 para o Ituano.
Em maio de 2019, Éder Militão foi selecionado como parte dos 23 jogadores representando o Brasil na Copa América de 2019. Na final contra o Peru, realizada em 7 de julho no Estádio do Maracanã, ele fez uma aparição como substituto, entrando no lugar de Philippe Coutinho no segundo tempo, quando sua equipe venceu por 3 a 1.
Éder Militão foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol Sub-17 e jogou Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-17 de 2017. O Brasil venceu a competição sul-americana.
Militão recusou a renovação de seu contrato com o São Paulo F. C. em 2018, e o clube paulista optou por liberar o atleta, faltando seis meses para o fim de seu contrato, para o Futebol Clube do Porto por € 4 milhões e 10% de uma futura venda.
Em 2 de setembro de 2018, o zagueiro foi convocado pelo Técnico Tite para os amistosos contra os Estados Unidos e El Salvador. No ano seguinte, foi convocado para a CONMEBOL Copa América Brasil 2019 sendo reserva de Marquinhos e Thiago Silva, Militão jogou apenas a final. O Brasil venceu a competição.
Ele fez sua estreia na Primeira Liga em 2 de setembro, iniciando na vitória por 3 a 0 sobre o Moreirense em casa e contribuindo com uma assistência para o primeiro gol do Porto, marcado pelo capitão Héctor Herrera.
Éder Militão registrou seu primeiro gol pelo Real Madrid em 20 de janeiro de 2021, ao cabecear um cruzamento de Marcelo na partida da Copa do Rei contra o Alcoyano, um time da terceira divisão, embora sua equipe tenha sido surpreendentemente derrotada por 2 a 1. Seu primeiro gol na liga aconteceu em 1º de maio, na vitória por 2 a 0 sobre o Osasuna.
Trabalho com esportes em geral, além dos americanos, redação e SEO há alguns anos. Coberturas em Taça Brasil FA, Superliga Masculina/Feminina, Seleção Brasileira de vôlei masculino, NBB, LNF e Powerlifting. Somo experiências em portais como Quinto Quarto, Blogdescalada, Minha Torcida, Futebol Interior, entre outros.
Iniciou sua carreira jogando nas categorias de base do São Paulo em 2010. Começou a ganhar notoriedade internacional a partir de 2015, quando atuou junto à seleção brasileira sub-17. Fez sua estreia pelo Real Madrid em 2019 e, no mesmo ano, também foi escalado para seleção brasileira principal pela primeira vez.
O zagueiro estreou no clube português em 2 de setembro do mesmo ano. Pelo Porto, Militão em 46 jogos e fez 5 gols. Após o final da temporada 2018/2019, o Real Madrid Club de Fútbol pagou a cláusula de rescisão de €50 milhões ao Porto e anunciou que o zagueiro era o novo integrante do time merengue.
Éder Militão assumiu publicamente o relacionamento com a influencer Karoline Lima em 2021. A primeira filha do casal, Cecília, nasceu em 10 de julho de 2022. O casal se separou após traições de Militão se tornarem públicas.
Ele é conhecido por ter sido eleito como o Defensor do Mês diversas vezes na Primeira Liga, incluindo nos meses de setembro de 2018, dezembro de 2018 e janeiro de 2019 jogando pelo Porto.
Em 7 de novembro de 2022, Éder Militão foi convocado para a Copa do Mundo FIFA de 2022. Ele não atuou na estreia contra a Sérvia, mas jogou como lateral-direito no lugar do lesionado Danilo na vitória por 1 a 0 sobre a Suíça no segundo jogo do grupo, mantendo sua posição pelo resto da campanha até as quartas de final, quando Danilo se recuperou e assumiu a lateral esquerda.
Em 14 de maio de 2017, Éder Militão fez sua estreia como jogador profissional em uma partida de abertura do Campeonato Brasileiro Série A de 2017, na qual o São Paulo FC perdeu por 1 a 0 para o Cruzeiro, atuando como visitante.
Éder Gabriel Militão, nascido em 18 de janeiro de 1998, é um jogador de futebol brasileiro que atua profissionalmente pelo Real Madrid na La Liga e representa a seleção nacional do Brasil.
Sua estreia aconteceu em 14 de setembro, quando substituiu Sergio Ramos nos últimos 30 minutos de uma vitória em casa por 3 a 2 sobre o Levante. Durante a temporada da liga, ele fez 15 aparições, contribuindo para a conquista da La Liga 2019-20 pelo Real Madrid.
Éder Militão foi convocado novamente para a Copa América de 2021, que foi disputada no Brasil. Ele iniciou em três partidas da fase de grupos, e no último jogo contra o Equador em Goiânia em 27 de junho, ele marcou seu primeiro gol internacional, abrindo o placar em um empate de 1 a 1.