Onde Ficam Expostos Os Painis Guerra E Paz De Candido Portinari?

Onde ficam expostos os painis Guerra e Paz de Candido Portinari

Paul McCartney em SP: veja como chegar e o que não levar para shows no Allianz Parque

Seu filho, João Candido, é o diretor-geral da instituição. Em entrevista à ONU News, ele conta que o pai foi o grande ausente da inauguração onde estiveram funcionários da organização, figuras da diplomacia brasileira e amigos do pintor.

Recursos

A perspectiva é agora levar Guerra e Paz da Assembleia Geral a mais um movimento por diferentes lugares do mundo. Entre as aspirações está apresentá-los à audiência italiana e, idealmente, na China.

O legado de um dos artistas mais destacados do Século 20 no Brasil é administrado pelo “Projeto Portinari”, presidido pelo único filho do pintor, João Candido Portinari. Em entrevista à ONU News, ele conta que o pai foi o grande ausente da inauguração onde estiveram funcionários da organização, figuras da diplomacia brasileira e amigos do pintor.



              Footer menu

No retorno para a 2ª inauguração em Nova Iorque, em 2015, o evento fez ressoar elogios na Sala da Assembleia Geral. O momento também foi marcado por minutos de silêncio dedicados ao pintor dos murais que levam a revisitar valores que João Candido ressalta que valem a pena eternizar.

João Candido Portinari, o único filho do pintor e gestor da coleção de obras do pai, explica que Guerra e Paz continua mais atual do que nunca em um mundo “convulsionado, ameaçador e obscuro” e ressalta as virtudes retratadas na obra: não-violência, justiça social, fraternidade entre povos, solidariedade e respeito pela vida.

Linguagem

“De não-violência, de justiça social, de fraternidade entre povos, solidariedade, e de respeito pela vida. É isso que passa. Hoje, isso adquire um significado mais pungente ainda com o que estamos assistindo nesse mundo tão convulsionado, tão ameaçador, tão obscuro que nós estamos entrando agora. Isso já vinha a um certo tempo com essas migrações de multidões desesperadas e em balsas, morrendo desesperadas pelo caminho: crianças, idosos e mulheres desesperadas. Guerra e Paz está mais atual do que nunca, mais de meio século depois.”

ENCONTRE-NOS

" title=" ENCONTRE-NOS " />

“A luta pela Paz é uma decisiva e urgente tarefa. É uma campanha de esclarecimento e de alerta que exige determinação e coragem”, alertava o pintor. “Devemos organizar a luta pela Paz, ampliar cada vez mais a nossa frente anti-guerreira, trazendo para ela todos os homens de boa vontade, sem distinção de crenças ou de raças, para assim unidos, os povos do mundo inteiro, não somente com palavras mas com ações, levar até a vitória final a grande causa da Paz, da Cultura, do Progresso e da Fraternidade entre os povos”

“Foi fatal. Havia aquela proibição médica, que ele não respeitou. Mas ele não podia deixar de passar a maior mensagem da vida dele, a de paz”, lamentou seu filho João Cândido.

Language

Devido ao envolvimento de Portinari com o Partido Comunista, Portinari não foi convidado a comparecer à cerimônia, sendo representado pelo chefe da delegação brasileira na Organização, o Embaixador Cyro de Freitas-Valle, que afirma: “Com pesar não o vejo hoje entre nós”. E acrescenta: “Desejo salientar um ponto: o Brasil está oferecendo hoje às Nações Unidas o que acredita ser o melhor que tem para dar”.

João Candido disse que a mensagem dos painéis do seu pai é a essência da missão das Nações Unidas. Ela evoca um Portinari com atributos como curiosidade insaciável, experimentador e pessoa com necessidade de fazer o melhor, influenciado por gênios incluindo Pablo Picasso.

SECRETÁRIO-GERAL

“Guerra e Paz são dois grandes embaixadores da ONU. Agora, a compreensão desse fato está se tornando tão evidente que a organização, inclusive, está nos cedendo a guarda de Guerra e Paz novamente. Desta vez, para levá-los à Itália, e quem sabe, isso é um sonho ainda, à China. São dois grandes projetos nos quais nós estamos empenhados no Projeto Portinari, nesse exato momento, agora.”

O gestor da coleção de obras de Portinari falou ainda sobre a fase da restauração de Guerra e Paz. Graças a esse processo, os painéis foram exibidos em cidades brasileiras como São Paulo e Belo Horizonte. As obras de arte também encheram os olhos de admiradores em Paris, França.

Entre estas obras não localizadas até hoje pelo Projeto Portinari, há seis importantes estudos de Portinari para os painéis Guerra e Paz. Cinco deles estão entre os únicos 12 pintados à óleo sobre madeira em tamanho natural. O Projeto Portinari segue obstinadamente seu trabalho de levantamento e catalogação sobre a obra completa do pintor. Se você tem alguma informação sobre o paradeiro destas obras, envie para [email protected]

Qual o significado de Guerra e Paz de Portinari?

Ele retrata a guerra que sempre existiu na humanidade e que, infelizmente, continua existindo”, disse. Esta grande mensagem do artista Candido Portinari ao mundo, os imensos painéis que formam a obra Guerra e Paz, deve permanecer no Brasil por um tempo maior do que o esperado.

Qual artista brasileiro foi convidado para ter seu trabalho exposto na sede da ONU em Nova York *?

Cândido Portinari Em 1956, Cândido Portinari pintou os murais Guerra e Paz para a sede da ONU, em Nova York. 9. Ele foi o único artista brasileiro a participar da exposição 50 Anos de Arte Moderna, no Palais des Beaux Arts, em Bruxelas, em 1958.

Qual a mensagem da pintura de Portinari?

Ele retrata a guerra que sempre existiu na humanidade e que, infelizmente, continua existindo”, disse. Esta grande mensagem do artista Candido Portinari ao mundo, os imensos painéis que formam a obra Guerra e Paz, deve permanecer no Brasil por um tempo maior do que o esperado.

Quando foi criada a Organização das Nações Unidas?

24 de outubro de 1945, São Francisco, Califórnia, EUA Organização das Nações Unidas/Fundação