Esta vacina, também é chamada de vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (DTPa) e pode ser aplicada no braço ou coxa, por um enfermeiro ou médico, no posto de saúde ou numa clínica particular.
Prevenção da Coqueluche No calendário de vacinação, está inclusa a vacina Tríplice Bacteriana (DPT) que previne contra Difteria, coqueluche e tétano. Essa vacina é administrada a partir do segundo até sexto mês de vida da criança com reforços até os 5 anos de idade.
As vacinas tríplices bacterianas protegem o bebê contra difteria, coqueluche e tétano. Na rede pública está disponível a DTPw que é feita a partir de células inteiras da bactéria. Já na rede privada existe a versão DTPa que é acelular, ou seja, não é feita com as células inteiras, mas sim com proteínas.
A vacina DTP/DTPa ajuda a proteger contra difteria, tétano e coqueluche. As vacinas DTP/DTPa podem ser fornecidas em vacinas combinadas que também ajudam a proteger contra outras doenças.
A dTpa é a única vacina contra coqueluche que pode ser administrada de maneira segura em adultos. Profissionais de saúde que atuam nas maternidades e UTIs neonatais também receberão a vacina e terão que fazer o reforço a cada 10 anos.
O Butantan fabricou a DTP (difteria, tétano e coqueluche) do início dos anos 1990 até 2010, quando a produção foi paralisada por falta do Certificado de Boas Práticas de Fabricação da Anvisa. A DTP compõe a vacina pentavalente, que também enfrentou desabastecimento no ano passado.
Ouvintes indicam onde encontrar a vacina pentavalente
A vacina é aplicada geralmente em 3 doses, sendo que a primeira é dada no bebê aos 2 meses de idade. O intervalo de cada dose é de 60 dias. Portanto, ela deve ser dada aos 2, 4 e 6 meses de vida. Além disso, também são dados reforços da vacina aos 15 meses e entre os 4 e 6 anos.