EQST

O Que Uma Ressecço Segmentar?

O que é uma ressecção segmentar?

Ressecção segmentar (quadrantectomia) Nesta técnica, a remoção inclui o tumor, com pelo menos 2 cm de margem para cada lado, a pele acima do tumor (supratumoral) e a fáscia do músculo peitoral maior.

O que é quadrantectomia ressecção segmentar?

A quadrantectomia de mama (também conhecida como cirurgia conservadora de mama, segmento de mama ou ressecção segmentar) é uma das alternativas de tratamento para câncer na região. Nesse procedimento cirúrgico apenas parte da mama que foi afetada pela doença é retirada.

O que é cirurgia conservadora de mama?

A cirurgia conservadora da mama é um procedimento para retirar o tumor com uma margem de segurança, preservando a maior parte possível da mama. Alguns tecidos e linfonodos saudáveis ​​adjacentes também são geralmente removidos.

O que é ressecção cirúrgica da mama?

A ressecção dos ductos principais da mama é a cirurgia utilizada no diagnóstico e tratamento do fluxo papilar suspeito (“secreção mamária”). O procedimento consiste na retirada dos ductos mamários (canos que transportam o leite durante a amamentação) que estão localizados atrás da aréola e mamilo.

O que é uma cirurgia de quadrantectomia?

Também chamada de lumpectomia, quadrantectomia, mastectomia parcial ou mastectomia segmentar, consiste na retirada do segmento ou setor da mama que contém o tumor. O objetivo é retirar o tumor junto com algum tecido normal adjacente como margem de segurança.

O que é um Adenomastectomia?

A adenomastectomia é um procedimento cirúrgico onde há a remoção do conteúdo mamário, preservando somente a pele e a aréola. Ela é realizada em casos onde há um pequeno tumor distante da pele e ou quando a pele se encontra livre de tumores, mas há forte uma herança genética.

O que é uma Centralectomia?

Centralectomia é a exerese da região central da mama.

O que significa cirurgia conservadora?

A cirurgia conservadora também é conhecida por quadrantectomia, setor de mama ou ressecção segmentar mamária. Apesar da diferença de nomes, o procedimento é o mesmo e consiste na remoção de todo o tumor, com tecido saudável ao redor (margens de segurança) e preservação do restante da glândula mamária.

O que é Fistulectomia de mama?

O tratamento cirúrgico é conhecido por fistulectomia ou papilectomia parcial e consiste na ressecção de toda área da fístula e do abcesso, além da parte da papila com o ducto mamário obstruído. O procedimento é simples e deixa apenas pequenas cicatrizes.

O que causa papiloma na mama?

Os papilomas de Intraductal são um grupo de tumores benignos do peito que provêm do epitélio dos canais lactiferous (isto é, um sistema que ligue os lóbulo da glândula mamário com a ponta do bocal). A incidência destes muda é baixa e geralmente na escala de 2 a 3%, afetando mulheres entre 30 e 77 anos de idade.

O que é mastectomia na mama?

A mastectomia é uma forma de tratar o câncer de mama e consiste na retirada cirúrgica de toda a mama. A mastectomia pode ser realizada: Quando uma mulher não pode ser tratada com cirurgia conservadora que poupa a maior parte da mama.

Como é feita a mastectomia preventiva?

A cirurgia de mastectomia preventiva consiste na retirada da região interna da mama, ou seja, da glândula mamária juntamente com os ductos mamários, que são os locais onde pode acontecer a formação de um tumor. Com a retirada do interior da mama, os riscos de câncer reduzem possivelmente em até 90%.

O que é plastrão mamário?

A área de tratamento pode ser local - a mama, a fossa supraclavicular, a axila, o plastrão torácico [parte do tórax que fica após a retirada cirúrgica da mama]- áreas de metástase (ossos, cérebro), ou na pelve, para castração actínica [evitar que haja produção de homônios ovarianos que atuarão no tumor].

O que é cirurgia de Setorectomia?

Uma das modalidades de cirurgia conservadora da mama consiste na remoção de um setor do órgão. Assim, visa a garantir a retirada total do tumor, com margens cirúrgicas de segurança.