Em sentido figurado, significa «talento poético; poesia». Em Gramática, lira é «estrofe de cinco versos, o segundo e o quinto decassílabos e os restantes hexassílabos, com um esquema fixo de rimas consoantes».
A lira é um instrumento de cordas conhecido pela sua vasta utilização durante a antiguidade. As récitas poéticas dos antigos gregos eram acompanhados pelo seu som, ainda que o instrumento não tivesse origem helênica.
Gênero lírico ou lírica se refere ao gênero literário composto pelo uso da poesia, na qual o autor utiliza do eu-lírico para expor intensas emoções e sentimentos no texto.
A Lira Circense é uma modalidade clássica do Circo, não se fala em circo sem a associação imediata desta modalidade linda que reúne equilíbrio, força e graciosidade. Esta modalidade trabalha todo o seu corpo, te proporciona melhora no equilíbrio, autoconfiança e força.
O calor provindo do exterior ou do próprio fluido que escoa provoca dilatação térmica dos tubos. Para evitar problemas com rachaduras nas conexões causadas por estas dilatações devem ser previsto o uso de " Liras" , ou luvas de correr estrategicamente distribuídas ao longo da tubulação.
O que é Flor do Lácio: Flor do Lácio é uma expressão usada para designar a Língua Portuguesa. ... Para Olavo Bilac, a Língua Portuguesa continuava a ser "bela", mesmo sendo originada de uma linguagem popular.
Dessa forma, o gênero lírico é um tipo de texto que expressa sentimentos e emoções de alguém. É uma internalização de um mundo interior. Por meio do lirismo, textos desse gênero costumam fazer uso da função poética da linguagem.
A lira é uma canção, denominada assim pois se utiliza de um instrumento grego chamado de lira para ser recitado. A lira é portanto, é uma composição literária do gênero Líricocom as seguintes características:
A lira (em italiano lire, pl. lire) foi a moeda da Itália entre 18. Foi também a moeda do Reino da Itália, Estado napoleônico que existiu entre 18, a partir de 1807 até o seu fim.
Esse latim, antes apenas um modesto dialeto de pastores, e sem rigor gramatical, tornou-se, então, a Língua Portuguesa, a última flor do Lácio – pois ao mesmo tempo que difundia a nova variedade da língua, por isso esplendor, também registrava a última filha do latim vulgar, daí ser, igualmente, sepultura.
Outra particularidade é a presença do chamado “eu-lírico”, a "voz” existente na obra que assume o papel de expressar as emoções, pensamentos e sentimentos profundos do autor.
A palavra “lírica” vem de lira, instrumento musical utilizado pelos gregos a partir do século VIII a. C. A canção que era entoada ao som da lira recebia o nome de “lírica”. Entre o som e a palavra havia uma proximidade muito grande, que se estendeu até o século XV. A partir desse século, os poemas se distanciaram da música e passaram a ser lidos ou declamados. Ao gênero lírico pertencem os poemas.
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. O nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.
Significado de Lira substantivo feminino Instrumento musical de corda, com a forma aproximada de um U, cujos braços são ligados por uma barra a que se prendem as extremidades superiores das cordas. Sua origem remonta aos primórdios da história. [Figurado] A inspiração poética.
Atualmente, a poesia lírica não está diretamente relacionado com a música, mas através das chamadas “sílabas poéticas”. Manteve-se a musicalidade dos versos por meio de uma série de recursos, como as aliterações, os vocábulos e as rimas.
Uma poesia cantada. Lira na Literatura são estrofes de cinco versos constituídas por dois versos decassílabos (o segundo e o quinto) e três hexassílabos, com um esquema fixo de rimas consoantes.
A palavra “prosa”, por sua vez, vem da língua latina, significando o modo natural de escrever ou de falar por oposição ao verso. Na “Poética”, Aristóteles já dissera que nem todo o texto era poesia. Em seu tempo, eram comuns textos de política e ciências escritos em versos. Seu conteúdo em nada tinha a ver com poesia, tal como a entendemos hoje.
Um tocador que se inspira nos clássicos para dedilhar as cordas de uma poesia que cresce em qualidade, para deleite dos apreciadores mais sensíveis - respeitadas as críticas dos metrificadores mais ortodoxos.