As infecções cutâneas podem surgir devido a um desequilíbrio na flora bacteriana que reveste naturalmente a pele. As infecções cutâneas variam de grau, podendo manifestar-se como uma simples acne, herpes ou como uma doença mais grave causada por estafilococos, como a síndrome da pele escaldada.
A erupção cutânea se dá pelo aparecimento de inúmeras erupções pequenas e rosadas, que depois evoluem para uma coloração vermelha viva, localizadas no tronco, axilas, pescoço e abdome. Após uma semana a pele pode descamar. O tratamento é feito por meio de antibióticos e sintomáticos.
Erosões podem ser por traumas ou ocorrer em várias doenças cutâneas inflamatórias ou infecciosas. Escoriação é uma erosão linear causada por coçadura, atrito ou escoriação. Úlceras são causadas pela perda da epiderme e às vezes parte da derme.
Morfologia básica:
Classicamente, o prurido é definido como uma sensação desagradável que provoca o desejo de coçar. Constitui-se no sintoma mais referido entre os pacientes que procuram o dermatologista e pode estar associado à doença dermatológica específica ou sistêmica, podendo comprometer a qualidade de vida do paciente.
Nesta doença, as células basais da epiderme perdem a melanina que é coletada na derme. As manifestações cutâneas típicas evoluem em quatro etapas: vesicular (evidente ao nascimento ou dentro das primeiras semanas de vida), verrucosa, hiperpigmentada e hipopigmentada.
D
Popularmente conhecido como coceira ou comichão, o prurido pode ter diversas causas, como pele ressecada, picada de insetos, dermatoses, ou até mesmo ser o sintoma de doenças como cirrose, alguns tipos de câncer, doença renal crônica etc.
Cuidados