A crônica humorística utiliza a ironia, o humor e o sarcasmo para tratar assuntos que impactam a sociedade, como por exemplo, política e economia. O uso da ironia, de comparações inusitadas ou a utilização de temas cômicos são algumas das técnicas usadas pelos cronistas.
Vamos listar algumas dicas que vão ajudar você a escrever e publicar livro de crônicas.
A linguagem da crônica costuma ser coloquial e simples. A leveza na linguagem é típica do gênero. Normalmente, as crônicas são publicadas em jornais, revistas e blogs.
Estilo de crônica que apresenta fatos de forma simples e descontraída. A crônica narrativa é um estilo de texto bem flexível que descreve ou narra um fato cotidiano, ação de um personagem ou um determinado acontecimento de forma leve, simples e direta, seguindo uma linha de tempo lógica.
O cenário onde se passa a crônica inicialmente é a calçada por onde o personagem caminha, até que ele entra num botequim da Gávea para tomar um café e então se desenvolve a história contada.
A crônica se caracteriza por se destinada à leitura ligeira, diária ou semanal, de acontecimentos do cotidiano. É feita para ser uma narração leve, despretensiosa, mas que contenha uma certa importância disfarçada nos objetos, sujeitos e cenários cotidianos.
2 - Quais características do gênero crônica podem ser encontradas em “Coração de bicho”? * a) Personagens complexas e linguagem literária. b) Aproximação com o leitor e linguagem simples. c) Linguagem formal e preocupação com fatos.