A assonância é caracterizada pela repetição harmônica de sons vocálicos. ... A assonância contribui, assim, para a melodia e musicalidade dos poemas. Exemplos: A pálida lágrima da Flávia.
A aliteração está presente no fonema /r/ no começo de todas as palavras. O peito do pé de Pedro é preto. Nesse caso, a aliteração está na repetição do fonema /p/. Um tigre, dois tigres, três tigres.
Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos.
Assonância e aliteração Enquanto a assonância promove repetições de sons vocálicos, especialmente as sílabas tônicas, a aliteração é a repetição de sons consonantais. Observe o exemplo abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.
Ela ocorre mediante uma hierarquia dos termos que compõem a frase. A gradação é empregada por meio da enumeração de elementos frasais. Tem o intuito de enfatizar as ideias numa sentença de ritmo crescente, até atingir o clímax (grau máximo).
A figura de estilo conhecida como clímax, ou "gradação ascendente", consiste na enumeração de uma sequência de ideias em andamento crescente.
Apóstrofe é uma figura de linguagem caracterizada pela evocação de determinadas entidades, consoante o objetivo do discurso. ... Nas orações religiosas é muito frequente ("Pai Nosso, que estais no céu", "Ave Maria" ou mesmo "Ó meu querido Santo António" são exemplos de apóstrofes).
Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. ... Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.