O Que Uma Amostragem Por Quota?

O que uma amostragem por quota

A amostragem por cotas é um método de amostragem não probabilístico, no qual os pesquisadores podem formar uma amostra de indivíduos que representam uma população e são escolhidos de acordo com suas características ou qualidades.

É possível unir todos os conceitos em equações específicas para o cálculo do tamanho amostral. As fórmulas variam e seria pouco efetivo tentar apresentar todas as fórmulas ou eleger uma ou outra equação de maior uso para colocar nesta parte. Desta maneira, deixo o artigo intitulado “A lógica da determinação do tamanho da amostra em investigações Epidemiológicas” como principal referência deste tópico.

Aplicações da Amostragem por Quotas

Por exemplo, se um pesquisador quiser entender seu mercado-alvo para uma próxima variante de aparelhos auditivos Bluetooth, o nicho mais preciso que eles podem atingir será baseado em faixas etárias.

As camadas ou estratos são grupos homogêneos de indivíduos, que por sua vez, são heterogêneos entre diferentes grupos. Por exemplo, se num estudo esperamos encontrar um comportamento diferente entre homens e mulheres, é conveniente definir duas camadas, uma para cada gênero. Se a seleção desses estratos for correta, encontraremos: (1) os homens devem se comportar de forma muito semelhante entre si, (2) as mulheres devem se comportar de forma muito parecida entre si e (3) homens e mulheres devem mostrar comportamentos diferentes entre si.

O que é Amostragem por Quotas?

O que é Amostragem por Quotas?

Esta técnica pertence a família de amostras probabilísticas e consiste em dividir toda a população ou o "objeto de estudo" em diferentes subgrupos ou estratos diferentes, de maneira que um indivíduo pode fazer parte apenas de um único estrato ou camada. Após as camadas serem definidas, para criar uma amostra, selecionam-se indivíduos utilizando qualquer técnica de amostragem em cada um dos estratos de forma separada. Por exemplo, se usamos a amostra aleatória simples em cada estrato, estamos falando de amosta aleatória estratificada (M.A.E. que veremos mais pra frente).  Podemos usar outras técnicas de amostragem em cada estrato (amostra sistemática, aleatória, com reposição, etc).

O uso de quotas oferece certos controles aos vieses que podem ocorrer pelo método de seleção usado, nos garante que em uma série de variáveis-chave, vamos reproduzir a composição da população em nossa amostra. O problema é que, embora seja uma prática muito comum entre os pesquisadores, não podemos afirmar a representatividade da amostra. As quotas melhoram a representatividade, mas não sabemos quanto.

Definição

Apesar dos interesses diferirem, a grande maioria dos pesquisadores tem muito cuidado na hora de eleger o delineamento da pesquisa, fazer a coleta de dados e, em seguida, analisá-los. Erros ou fragilidades metodológicas durante tais etapa podem limitar ou impossibilitar a validade dos resultados. No entanto, esta validade em questão é chamada de Validade interna, que se relaciona majoritariamente com o nível de controle imposto durante a coleta de dados e a possibilidade de estabelecer relações entre variáveis, especialmente relações de causalidade.

Quando o trabalho foi cuidadosamente analisado, foi identificado que dos 100.000 questionários enviados, cerca de 4% retornou. Esse cenário deixou claro que, além da amostra não ter sido representativa da população de mulheres americanas, os resultados foram pesadamente influenciados pelo viés de não-resposta. Em outras palavras, é possível sugerir que apenas o grupo de pessoas insatisfeitas respondeu ao questionário e seus resultados são significativamente diferentes daquele grupo que não foi representado, que é a maioria e, provavelmente, formado por pessoas felizes em seus casamentos.

Resultados de Aprendizagem

<font style=Resultados de Aprendizagem" title="Resultados de Aprendizagem" />

Outra limitação é a possibilidade de viés de seleção, uma vez que os entrevistadores podem ter dificuldade em encontrar pessoas que se encaixem nas quotas estabelecidas. Isso pode levar a uma amostra não representativa, comprometendo a validade dos resultados.

Nesta pesquisa, Shere Hite enviou carca de 100.000 cartas para mulheres localizadas em todos os Estados Unidos perguntando questões sobre “Satisfação conjugal” e “Traição”. Os resultados indicaram que 98% das mulheres estavam insatisfeitas em seus casamentos e que 75% delas estavam tendo ou tiveram relações extraconjugal enquanto casadas.

Em relação ao tipo (também chamado de Plano amostral), uma amostra pode ser composta por métodos probabilísticos e não-probabilísticos. Métodos probabilísticos são aqueles em que a seleção dos participantes ocorre de maneira aleatória, ou seja, de uma forma que cada elemento da população tenha uma probabilidade conhecida de fazer parte da amostra. Por oposição, métodos não-probabilísticos ocorrem por uma escolha deliberada dos elementos da amostra.

Considerações Finais

No online: A classe social é mais relevante que no offline, especialmente em países com uma penetração média ou baixa da Internet. Curiosamente, nesses países a situação é inversa ao offline: na América Latina é mais fácil ter acesso a classes altas através da Internet do que as classes baixas.

A amostra por quotas é um dos métodos de amostragem mais populares e, praticamente, o único método viável quando realizamos pesquisas online (exceto quando temos um painel probabilístico). Usar quotas é um sistema efetivo e econômico de obter amostras que proporcionam informação relevante.

A amostra por quotas é muito popular. A maior parte dos estudos telefônicos e pessoais, na ausência de um quadro de amostragem preciso (como um censo população) usam quotas para garantir um nível aceitável de representação. Essa técnica também é dominante nos estudos online através de painéis. No entanto, o meio online tem suas peculiaridades e, frequentemente, alguns pesquisadores desconhecem algumas técnicas online, se limitando a trabalhar somente com as técnicas offline. Esta prática pode produzir resultados de menor qualidade e, em alguns casos, custos mais elevados.

Inscreva-se para receber notícias atualizadas e insights gratuitos.

O post de hoje é dedicado a técnica de amostragem conhecida como: amostra por quotas. Essa técnica é frequentemente usada em pesquisas online através de painéis. Podemos encontra a amostragem por quotas como a versão não probabilística da amostra estratificada. Essa amostra é composta por três fases:

A amostragem por quotas é amplamente utilizada em pesquisas de opinião, estudos de mercado e pesquisas sociais. Ela permite obter resultados rápidos e confiáveis, especialmente quando se deseja analisar as opiniões e comportamentos de diferentes grupos da população.

Etapa 1: especifique uma lista de categorias de controle ou cotas relevantes, como idade, sexo, renda ou educação. Uma cota é algum requisito específico ou categoria predefinida. A população-alvo é primeiro segmentada em subgrupos mutuamente exclusivos, o que significa que um indivíduo pode ser membro de apenas uma categoria ou subgrupo. O pesquisador tem um cuidado especial para obter uma amostra semelhante à população-alvo em alguma categoria de controle especificada.

Primary Sidebar

Em estatística, a área da Amostragem é a que se ocupa da composição de uma amostra e dispõe de diferentes técnicas e procedimentos. A composição da amostra depende de critérios de qualidade e quantidade que, sob formato de perguntas, transformam-se nas seguintes questões que devem ser respondidas antes da pesquisa:

Quando uma pesquisa é feita, raramente sua finalidade é apenas descritiva, ou seja, de detalhamento dos resultados somente para os participantes amostrados. Com muita frequência, o interesse do pesquisador é conseguir generalizar os resultados obtidos pela amostra à população que ela representa. A capacidade de generalizar os resultados é chamado de Validade externa de uma pesquisa e depende pesadamente do tipo de amostragem definido. Na verdade, toda mecânica por detrás de análises inferenciais assume que os dados vieram de uma amostra aleatória (representativa). Quando amostras não representativas são acessadas, vieses são esperados.

No offline: Sexo e idade são variáveis controladas mediante a quotas. Normalmente não ocorrem nenhum problema, porém no campo telefônico é mais fácil captar mulheres do que homens e a pessoas mais velhas do que jovens. Com o aparecimento do celular, os jovens praticamente só utilizam o telefone fixo.

Amostragem por Quotas vs. Amostragem Aleatória

Amostragem por Quotas vs. Amostragem Aleatória

Por fim, uma vez fixado o número de indivíduos de cada cota que participarão do estudo, basta aos pesquisadores selecionar de cada cota quantas pessoas indicarem seu tamanho e realizar o levantamento das novidades produzidas por cada sujeito.

A amostragem de cota é um tipo de amostragem não probabilística que envolve um processo de duas etapas:

Vamos revisar. O objetivo da amostragem é aumentar a quantidade e a precisão dos dados que podem ser adquiridos, minimizando erros e reduzindo custos de tempo e dinheiro. No entanto, há momentos em que a precisão detalhada é menos importante, a coleta de dados precisa ser coletada a um custo baixo ou os dados podem ser difíceis de obter. A amostragem por cota , um método de amostragem não probabilístico, é uma abordagem viável para atender às necessidades do pesquisador. Quando conduzido de maneira adequada, pode produzir boas estimativas da população-alvo. A amostragem de cotas é um processo de duas fases, onde listas de categorias de controle relevantes ou cotas, são primeiro desenvolvidos e uma amostra com as mesmas proporções da população-alvo é coletada. A seleção das categorias de controle ou cotas depende do julgamento pessoal do pesquisador, e não da chance de selecionar os elementos da amostra.

O que se entende por população ou universo estatístico quando falamos em pesquisa estatística?

Chama-se população ou universo estatístico ao conjunto de todos os elementos que têm pelo menos uma característica comum.

Quais os critérios para uso de seres humanos em experimentação científica?

A maioria dos códigos internacionais que tratam das normas de pesquisa na área da saúde cita que a pesquisa desenvolvida em seres humanos deve estar fundamentada na experimentação prévia realizada em animais, em laboratórios ou em outros fatos científicos.

Qual foi a finalidade da elaboração da Declaração de Helsinki?

A Associação Médica Mundial desenvolveu a Declaração de Helsinque como uma declaração de princípios éticos para fornecer orientações aos médicos e outros participantes em pesquisas clínicas envolvendo seres humanos. ... É dever do médico promover e salvaguardar a saúde de seus pacientes.

O que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948?

Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. Ninguém será mantido em escravatura ou em servidão; a escravatura e o trato dos escravos, sob todas as formas, são proibidos. Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.