EQST

O Que Um Vento Alsio?

O que é um vento alísio?

Os ventos contra-alísios sopram no sentido contrário, ou seja, do Equador para os trópicos, de Oeste em direção ao Leste. Eles podem ser definidos como ventos secos que possuem incidência em altitudes mais elevadas e atuam das zonas equatoriais de baixa pressão para as zonas subtropicais de alta pressão.

Como se formam os ventos alísios?

De forma simples, podemos dizer que os ventos alísios são deslocamentos de massas de ar quente e úmido que se realizam de forma concêntrica em direção às áreas de menor pressão atmosférica das zonas equatoriais do globo terrestre, a Zona de Convergência Intertropical.

Quais são as características dos ventos alísios?

Os alísios são ventos úmidos, que sopram dos trópicos para o equador, provocando chuvas nesta região. ... São ventos secos que ocorrem ao longo dos trópicos onde se encontram os maiores desertos da Terra.

O que provoca os ventos alísios?

São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão (anticiclónicas), nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador, formando um ciclo, que provocam chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.

Como é o vento em regiões mais altas?

O espaço deixado pelo ar que se deslocou para cima é preenchido pelos ventos originados nas regiões de alta pressão na zona subtropical. Esses são os ventos alísios, que sopram praticamente o ano todo, sempre na mesma direção: Ventos alísios de nordeste – no hemisfério norte sopram de nordeste para sudoeste.

O que significa a palavra alísios?

adjetivo, substantivo masculino Diz-se dos ventos regulares que sopram constantemente sobre quase uma terça parte da superfície do globo, das altas pressões subtropicais para as baixas pressões equatoriais: o alísio do hemisfério Norte sopra do nordeste para o sudoeste, o alísio do hemisfério Sul, do sudeste para o ...

Como ocorrem as calmarias?

Calmaria: ocorre quando não é possível perceber a movimentação do ar, dessa forma os elementos da paisagem permanecem imóveis e toda fumaça se eleva no sentido vertical.

Qual a origem dos ventos de oeste?

Os ventos do oeste (também conhecido como corrente ocidental ou pela forma inglesa westerlies) são ventos prevalecentes nas latitudes médias (entre as latitudes 30º e 60º) que sopram de áreas de alta pressão em zonas subtropicais para os pólos.

Quais são as principais características dos ventos regulares?

Eles sopram, em geral, das áreas mais altas para as mais baixas, em uma espécie de equilíbrio. Devido à esfericidade e rotação da Terra, os ventos estão em constante movimento e possuem diferentes características, podendo ser úmidos, secos, quentes ou frios.

O que caracteriza os ventos planetários alísios e Contra-alísios?

Ventos contra-alísios Esse ar que perdeu umidade e aqueceu, sobe para porções mais elevadas da atmosfera e retorna em direção aos trópicos. Esses ventos quentes e secos provenientes da região equatorial são os ventos contra-alísios. Frutos da convergência e das mudanças de temperatura e pressão dos ventos alísios.

Qual o papel dos ventos alísios na Amazônia?

A origem dos jatos de baixos níveis está associada aos ventos alísios vindos do oceano Atlântico, que invadem o território brasileiro pela ponta superior da Região Nordeste. Quando chegam à Amazônia, absorvem muito vapor d'água, liberado pelas folhas da floresta por meio da transpiração.

Como ocorre as calmarias?

Calmaria: ocorre quando não é possível perceber a movimentação do ar, dessa forma os elementos da paisagem permanecem imóveis e toda fumaça se eleva no sentido vertical.

Como se chama o vento muito forte?

Os ventos fortes de duração intermédia (cerca de um minuto) são denominados borrascas ou lufadas. Os ventos de longa duração têm vários nomes de acordo com a sua intensidade média, como brisa, vento forte, ventania, tempestade ou furacão.

Onde ocorre a maior velocidade do vento?

Oceano Antártico Nos paralelos a 30º ao norte e ao sul da Linha do Equador, os ventos alíseos sopram de maneira estável.

Quais fatores são responsáveis pela circulação atmosférica?

A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.

Como é feita a circulação geral da atmosfera?

Entende-se por Circulação Atmosférica a movimentação das massas de ar. Essa movimentação ocorre na Troposfera, a camada da atmosfera mais próxima da Terra. A circulação atmosférica ocorre em razão do desequilíbrio da radiação recebida pela Terra ao longo de sua extensão.

Como se lê a direção do vento?

  1. 0° = Norte (vento Norte) [5]
  2. 45° = Nordeste (vento Nordeste) [6]
  3. 90° = Leste (vento Leste) [7]
  4. 135° = Sudeste (vento Sudeste) [8]
  5. 180° = Sul (vento Sul) [1]
  6. 225 ° = Sudoeste (vento Sudoeste) [2]
  7. 270 ° = Oeste (vento Oeste) [3]
  8. 315° = Noroeste (vento Noroeste) [4]
Mais itens...

O que são ventos regulares?

Eles alteram-se conforme a sua durabilidade, variando entre ventos constantes, periódicos e locais ou variáveis. Os ventos constantes são aqueles que ocorrem de forma periódica e cujas características não fogem a determinados padrões gerais. São divididos em ventos alísios e contra-alísios.