EQST

O Que Um Recurso Interposto?

O que é um recurso interposto?

É um recurso que busca a reanálise da causa e o prevalecimento do voto do julgador vencido, em casos de julgamento colegiado por maioria. É cabível contra decisão de turma, em recurso especial, que guarde divergência de decisão de outra turma, seção ou Corte Especial.

O que é uma interposição de recurso?

Interpor um recurso na prova da OAB significa elaborar argumentos para anular ou mudar a interpretação de uma questão de acordo com o gabarito divulgado pela banca organizadora. Para alcançar esse objetivo e conseguir alguns pontos na avaliação, é preciso se atentar a várias regras estabelecidas no edital de abertura.

Como fazer uma interposição de recurso?

Como redigir um bom recurso para concursos públicos

  1. Formule justificativas claras. ...
  2. Apresente fundamentação teórica e legal, sempre que possível. ...
  3. Use tom respeitoso e neutro. ...
  4. O resultado valerá para todos. ...
  5. Busque auxílio na preparação de recursos com o VIPJUS.

Quem Interpoe recurso?

577, caput, do CPP (“O recurso poderá ser interposto pelo Ministério Público, ou pelo querelante, ou pelo réu, seu procurador ou seu defensor.”); do art. 654, caput, do CPP (“O habeas corpus poderá ser impetrado por qualquer pessoa, em seu favor ou de outrem, bem como pelo Ministério Público.”); e do art.

O que quer dizer juntada de interposição de recurso?

Das duas uma: Ou o juiz reconhece que apesar de julgado o processo ainda não teve seu trânsito, e receberá o recurso, dando seguimento ao feito. Ou, confirmará o trânsito, declarara o recurso intempestivo, e fim de papo.

Qual é o prazo para interposição de recurso?

15 dias

Quais as formas de interposição de recursos na área penal?

No processo penal, três recursos possuem tal efeito: Recurso em Sentido Estrito (RESE), Agravo em Execução e Carta Testemunhável. 1) Se o juiz rejeitar a denúncia ou queixa, caberá recurso em sentido estrito. Se receber, dependendo do caso, caberá habeas corpus.

Quais são os recursos cabíveis na área criminal?

No nosso sistema legal, a apelação é o recurso cabível da decisão ou sentença do juiz, quando não couber recurso em sentido estrito, dirigido ao Tribunal, objetivando a reforma ou anulação do julgado. Se a decisão é proferida no âmbito de ação penal de competência originária dos Tribunais, não cabe apelação.

O que é recurso no processo penal?

O recurso é o meio de impugnação da decisão judicial prolatada, é instrumento hábil a reformar uma decisão, buscando seu reexame, desde que tenha havido sucumbência, necessária ao surgimento do interesse recursal.

Quantos recursos pode ter um processo trabalhista?

Conforme o artigo 893 da CLT, das decisões proferidas pelos órgãos da Justiça do Trabalho são admissíveis os seguintes recursos; recurso ordinário, embargo de declaração, recurso de revista, agravo de instrumento, agravo de petição, embargos ao TST, agravo regimental, recurso adesivo e recurso extraordinário.

O que significa a palavra Translativo?

Significado de Translativo adjetivo Que se refere a translação: procedimento translativo. Que pode causar alteração ou mudança.

O que é o efeito regressivo dos recursos?

O efeito regressivo é uma característica geral dos recursos no processo penal. O efeito regressivo é uma característica do recurso em sentido estrito. É também denominado “efeito iterativo” ou “diferido”, que importa na faculdade conferida ao juiz de reformar sua própria decisão.

O que é efeito extensivo dos recursos?

Trata-se do chamado “efeito extensivo” ou “efeito expansivo” recursal, por força do qual o resultado do provimento de um recurso é estendido em benefício dos demais corréus que não recorreram, desde que a decisão esteja lastreada em motivo que não seja de caráter exclusivamente pessoal.

Qual é o efeito subjetivo da condenação?

O efeito extensivo do recurso pode se dar no ponto de vista subjetivo, quando se refere às pessoas que serão alcançadas pelo resultado do julgamento do recurso, e sob o ponto de vista objetivo, que se relaciona à matéria ou questões que serão atingidas pelo julgamento recursal.

O que é extensão de benefício?

I - Para concessão da extensão do benefício de liberdade provisória (art. 29 do CP , concurso de agentes), havendo situação processual idêntica da sustentada pelo co-réu e se fundado em motivos que não sejam de caráter exclusivamente pessoal, aproveitará aos outros (art. 580 do CPP ). Fato que justifica extensão.

Qual o efeito que a sentença traz para o processo?

A eficácia da sentença somente tem início com o fim do processo, surgindo em momento pós-processual. ... Assim, os efeitos da sentença seriam a própria projeção das pretensões à tutela jurídica, mesmo porque foi intentando o alcance dessa eficácia que o autor exerceu o seu direito de ação.

O que é o efeito expansivo?

Ocorre o chamado efeito expansivo quando por ocasião do julgamento do recurso houver decisão mais abrangente que o objeto impugnado. Dessa forma o recurso expande seus efeitos iniciais, abarcando matéria que não foi objeto de impugnação recursal.

O que é a parte dispositiva da sentença?

[3] O DISPOSITIVO. É o capítulo da sentença em que se estabelece o resultado do julgamento: resolvendo ou não o mérito (arts. 485 ou 487 do CPC).