As tabelas são usadas para organizar algumas informações ou dados. Da mesma forma que os gráficos, elas facilitam o entendimento, por meio de linhas e colunas que separam os dados. Sendo assim, são usadas para melhor visualização de informações em diversas áreas do conhecimento.
Portanto, as tabelas e gráficos são um dos instrumentos mais usados para ajudar na análise e interpretação de dados, pois eles permitem que o leitor tenha uma noção sobre o assunto em estudo e chegue a uma rápida conclusão.
Um gráfico de colunas é criado exibindo um campo de string no eixo x e um campo de contagem, campo numérico ou taxa/proporção no eixo y. O comprimento de cada coluna representa o valor de cada categoria.
O gráfico de barras é um gráfico com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele apresenta. ... Este tipo de representação utiliza barras tanto verticais quanto horizontais para ilustrar comparações (sendo este primeiro mais conhecido como gráfico de colunas).
A única diferença é que o gráfico em coluna necessariamente tem que ser vertical, ou seja, construído de baixo para cima, a partir do eixo X (o horizontal), e aferido pelo eixo Y (vertical), enquanto o de barra tanto pode ser vertical quanto horizontal (ou seja, paralelo ao eixo X, que passa a ser o referencial).
Apresentar os dados em um gráfico de colunas
Para criar um gráfico de colunas empilhadas, complete as seguintes etapas:
Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações de dados durante um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias são tipicamente organizadas ao longo do eixo horizontal e valores ao longo do eixo vertical.
Siga atentamente os passos seguintes:
3 dicas para ler e interpretar gráficos
1. Selecione os dados que você deseja usar para criar o seu gráfico de colunas. 2. Em seguida, acesse a guia Inserir e clique no botão Inserir Gráfico de Colunas e na lista suspensa escolha a primeira opção – Colunas agrupadas.
Para criar o gráfico vamos até a guia Inserir, em seguida em Gráfico de Coluna e por fim em Coluna Empilhada.
Para acrescentar a porcentagem é necessário clicar em uma das barras do gráfico, selecionar o símbolo de + que aparece logo ao lado, ir até a opção Rótulos de Dados e selecionar a opção Base Interna.
Na área de gráficos da guia, selecione “Coluna” e, nos tipos de gráfico, selecione “Coluna empilhada” nos tipos de gráfico 2D. Um gráfico aparecerá com cada uma das colunas de dados mostradas como um gráfico de colunas empilhadas, mas com um espaço entre as colunas.
Para criar um gráfico de barras empilhadas, complete as seguintes etapas:
2 – Clique na tabela. Em seguida, no menu Inserir, clique na seta do canto inferior do bloco inserir dados. 3 – Na janela Inserir Gráfico, selecione Colunas, e o em seguida, o modelo Colunas agrupadas. 4 – No gráfico inserido, você deve clicar na barra que corresponde ao lucro (terceira variável).
Selecione um gráfico para abrir as Ferramentas de Gráfico. Selecione Design > Alterar Tipo de Gráfico. Selecione Combinação > Coluna Clusterizada – Linha no Eixo Secundário. Selecione Eixo Secundário para a série de dados que você deseja mostrar.
Para criar um gráfico de coluna siga o passo-a-passo abaixo:
Criar um gráfico de linhas
O Excel permite produzir gráficos de linha a partir de planilhas em poucos cliques. O usuário deve selecionar a tabela com os dados e clicar em um botão para inserir o gráfico automaticamente. Depois de gerado, é possível personalizar as cores e design do gráfico, além de formatar estilo de fontes e formas.
O primeiro passo é selecionar os dados que temos que vão da célula A3 até a célula C8. Feito isso podemos ir até a guia Inserir e selecionar a opção de gráfico de linha. Feito isso, podemos ir até a parte de Linhas 2D e selecionar a opção Linhas com Marcadores.
Adicionar uma linha de tendência
2ª forma – Inserindo a meta na base de dados. 3 – Na célula ao lado da tabela digite o nome “Meta”; 4 – Relacione a primeira célula abaixo do título à célula onde está a meta e deixe como absoluta; 5 – Os valores irão se repetir em todas as células; Criar coluna meta.