Nos estuários, o oceano salgado se mistura com um rio de água doce, resultando em água salobre. A água salobra é um pouco salgada, mas não tão salgada quanto o oceano.
O conceito de estuário pode ser confundido com o conceito de delta. Um delta de um rio se refere há vários canais de um rio que desembocam no mar. A partir do momento que há a mistura de água doce e salgada são considerados um estuário, mesmo que pequeno.
Os estuários estão entre os ecossistemas mais produtivos do mundo. Muitos animais dependem de estuários para alimentação, locais para raça e escalas de migração.
Projeto Qualibio - Ambientes Estaurinos e Manguezais. Estuários (do latim aestus=maré) são ambientes muito especiais que ocorrem ao longo da costa em lugares onde os rios deságuam no mar, havendo interação de águas marinhas e continentais.
Resumo da lição" title="Resumo da lição" />
Os estuários estão divididos com relação ao gradiente de salinidade em: zona estuarina fluvial, região mais interna do estuário fortemente relacionada com o aporte fluvial com salinidades menores que 1; a zona estuarina média apresenta salinidades variando de 1 a 35, onde ocorre a intensa mistura entre as águas ...
Porém, algumas reservas ambientais de estuários se tornaram referências na área. É o caso da Reserva Natural do Estuário do Sado, localizado em Setúbal e da Reserva Natural do Estuário do Tejo, localizado em Portugal. Estas reservas representam importantes locais para a preservação e estudo de ecossistemas, com fauna e flora existentes apenas nesta região do mundo. Além disto, na Reserva Natural do Estuário do Tejo, muitas aves utilizam a região como local de descanso e reprodução durante o período de migrações entre o continente africano e o continente europeu.
Do ponto de vista ambiental, os estuários são importantes para humanos, animais e plantas porque fornecem um serviço de filtragem. À medida que a água desce em direção a um estuário das terras altas, ela se move através de pântanos, pântanos e pântanos, de onde os poluentes e os sedimentos são removidos. Isso resulta em água mais limpa, que é importante para os animais e plantas que vivem nos estuários e para nós, humanos, que fazemos uso dos recursos que eles fornecem. Os estuários também nos protegem contra tempestades, fornecendo uma barreira entre as ondas de tempestade e a infraestrutura.
No entanto, muitos estuários são menores e alguns fazem parte de reservas naturais e são amplamente utilizados para recreação e pesquisa científica. Entre eles estão a Wells National Estuarine Research Reserve em Maine e o Mink River Estuary, um estuário de água doce onde o rio Mink encontra o Lago Michigan em Wisconsin, que é um dos melhores exemplos de um estuário natural não desenvolvido.
Os estuários não são atraentes apenas para os animais e plantas; os humanos também gostam de viver nessas áreas. Uma grande proporção da população humana é assentada ao longo de estuários. Tradicionalmente, vivemos nessas áreas porque elas fornecem comida, água e transporte. Infelizmente, nos tempos modernos, isso significa que estamos causando destruição ambiental em estuários. O desenvolvimento humano, a indústria e a agricultura levam à erosão, desmatamento, poluição, pesca excessiva, sobrepastoreio e até mesmo drenagem de estuários e pântanos próximos.
A poluição também pode afetar severamente um estuário, especialmente a poluição de nutrientes, como o escoamento das fazendas, o que pode causar um grande declínio na qualidade da água.
Os ambientes estuarinos estão entre os mais produtivos da Terra, criando mais matéria orgânica a cada ano do que as áreas de floresta, pastagens ou terras agrícolas de tamanho comparável. As águas abrigadas dos estuários também apoiam comunidades únicas de plantas e animais especialmente adaptados para a vida à margem do mar.
Os estuários são corpos de água rasa e salobra, situados na desembo- cadura de vales fluviais afogados e podem apresentar canais e lagunas no seu interior. Portanto, podem ser considerados como evidências de sub- mergência do continente ou de elevação do nível do mar.
O ambiente exclusivamente protegido de um estuário também é importante para a diversidade do ecossistema. Os estuários fornecem um lugar seguro para viver, um terreno fértil e uma parada de descanso segura para os animais migratórios, junto com a comida necessária para sobreviver. O resultado é um lugar rico, diversificado e importante para uma variedade de animais e plantas.
Um estuário é um corpo d'água parcialmente encerrado, que se forma quando as águas doces provenientes de rios e córregos fluem até o oceano e se misturam com a água salgada do mar. ... A água drenada das terras rio acima traz sedimentos, nutrientes e outros poluentes que são filtrados à medida que a água flui por eles.
Foz ou desembocadura é o local onde um corpo de água fluente, como um rio, deságua em outro corpo de água, o qual pode ser um outro rio, uma lagoa, um grande lago, um mar, ou mesmo um oceano.
Um estuário pode ser muito sensível à degradação ambiental. Por exemplo, o represamento pesado rio acima pode resultar em um fluxo reduzido de água doce para o estuário, mudando drasticamente o meio ambiente. Isso pode levar a um declínio na biodiversidade, à medida que as espécies mais delicadas morrem ou encontram locais mais hospitaleiros.
Como um estuário requer acesso livre e aberto ao mar, os estuários sempre ocorrem ao longo das costas, embora em alguns casos possam prolongar-se vários quilômetros para o interior.
Algumas das áreas mais urbanas e desenvolvidas dos Estados Unidos estão localizadas em grandes estuários. A Baía de Chesapeake em Maryland é um grande estuário. As baías ao redor dos bairros da cidade de Nova York também são estuários. A Baía de São Francisco na Califórnia e o Lago Pontchartrain na Louisiana são outros exemplos de estuários grandes e desenvolvidos.
Quando um rio atinge um lago ou o mar, isto é, quando atinge o seu nível de base, forma a desembocadura. Se esta ocorre num mar com correntes costeiras e com correntes de maré importantes, forma-se um estuário.
Por exemplo, ao longo dos Grandes Lagos, a água do rio posssuem características químicas e físicas se mistura com a água do lago em zonas húmidas costeiras que são afetadas por marés e tempestades, assim como os estuários ao longo das costas oceânicas. Estes estuários de água doce também fornecem muitos dos serviços ecossistêmicos e funções que os estuários salobras fazem, como servir como filtros naturais para o escoamento e fornecer berçários para muitas espécies de aves, peixes e outros animais.