O que um concreto de alto desempenho? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Concretos de alto desempenho se caracterizam por receber adições minerais tipo sílica ativa e metacaulim e aditivos superplastificantes. Também pressupõem a combinação de três parâmetros: empacotamento das partículas grossas, ajuste granulométrico dos finos e controle do estado de dispersão da matriz cimentícia.
Quais os tipos de concreto de alto desempenho?
Para se ter uma ideia, em relação aos concretos convencionais, o CUAD apresenta resistências à compressão até oito vezes superior. Enquanto o concreto comum apresenta resistências de até 50MPa e o concreto de alto desempenho resistências entre 60 e 120MPa, o CUAD chega a variar entre 200 e 800MPa.
Para que serve o concreto de alto desempenho?
Alta durabilidade devido à baixíssima porosidade, que reduz significativamente a carbonatação (perda de alcalinidade do concreto que protege o aço) evitando a corrosão das armaduras ao longo do tempo; Alta resistência à ação de agentes químicos, como cloretos e sulfatos.
Qual a maior resistência do concreto?
A resistência à compressão de um concreto de alta resistência é maior que 50 MPa, podendo, em alguns casos, chegar a até cerca de 100 MPa. Para se ter uma ideia, a resistência do concreto mais utilizado no meio urbano é de aproximadamente 30 MPa.
Qual a diferença entre concreto e concreto armado O que é e para que serve um concreto de alto desempenho?
Se o concreto convencional é o mais utilizado nas obras, o armado é o mais comum em nosso dia a dia. A diferença é a presença de armaduras de barras de aço, responsáveis por garantir ao concreto resistência a flexão e tração.
O que é concreto de alta resistência inicial?
Concreto de Alta Resistência | Portal do Concreto. Como o nome já diz, é aquele que tem a característica de atingir grande resistência, com pouca idade, podendo dar mais velocidade à obra ou ser utilizado para atender situações emergenciais.
Qual o principal parâmetro influenciador na resistência do concreto?
2, 2006, p 221-222.] indicam a posição das barras e o método de execução do adensamento do concreto como fatores influenciadores do vínculo aço-concreto, sendo a relação água/cimento ressaltada como principal fator influenciador da aderência.
Qual a resistência do concreto?
O FCK (Resistência Característica do Concreto à compressão), é medido em Mega Pascal (Mpa), e demonstra a capacidade de resistência do concreto. Um Mpa equivale a 10,1972 KgF/Cm2. A sua comercialização é baseada neste índice.
Porque o concreto é tão utilizado?
Dentre estes fatores, podem ser citados: a versatilidade (facilidade na produção e no manejo, uma vez que o concreto é uma substância plástica - que pode ser moldada.), a durabilidade, a economia (é um dos materiais mais baratos e comumente disponível em todo o mundo) e a alta resistência à água, o que faz dele o ...
O que é o concreto ciclópico?
O concreto ciclópico, também conhecido como fundo de pedra argamassada, nada mais é do que a hibridização dessa técnica milenar com os recursos construtivos contemporâneos. ... Além disso, o concreto ciclópico geralmente carece de armadura, enquanto o concreto convencional pode ou não ser armado, dependendo de sua função.
Quais os parâmetros de ensaio de resistência à compressão que podem influenciar o seu resultado?
Corpo de Prova (CP) para ensaio de compressão Os corpos de provas são usualmente cilíndricos e os resultados dependem fortemente do diâmetro e do comprimento, por isso a escolha da relação comprimento/diâmetro deve constar junto aos resultados obtidos no ensaio.
Quais as resistências de concreto à compressão especificadas pela NBR 6118?
conforme a ABNT NBR 8953. O concreto estrutural deve ter resistência característica à compressão aos 28 dias (fck) mínimo de 20 MPa para estruturas em concreto armado podendo chegar até 90 MPa.
Quais são os principais usos do concreto na construção civil?
O concreto armado também é bastante comum em grandes obras de construção civil. Nesse caso, são adicionadas armações de aço à mistura, aumentando a resistência a forças de compressão e tração. Ele é muito utilizado em pilares, vigas, lajes e outros componentes estruturais.
Porquê usar aço no concreto?
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.