O arroz possui mais potássio e energia, além de combinar muito bem com diversas proteínas, saladas e legumes. Já o macarrão com o acompanhamento de uma proteína magra pode ser uma ótima opção, principalmente por fazer parte do grupo dos cereais e ser mais rico em fibras. Ele conta com mais folato e carboidratos.
“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).
A farinha de quinoa pode ser utilizada na receita de pães, massas, tortas, biscoitos, mingaus e pudins, com a vantagem de não conter glúten e poder ser consumida por pessoas com hipersensibilidade ao leite e também portadores de doença celíaca, ou seja, que não podem consumir alimentos como cevada, aveia, trigo e ...
Farinha de sorgo
A principal diferença entre a farinha de arroz branco e a farinha de arroz integral está exatamente na presença de fibras. Enquanto uma xícara de farinha de trigo fornece aproximadamente 5 gramas do nutriente, essa quantidade cai quase que pela metade na farinha de arroz branco: são somente 2,6 de fibras.
Conheça abaixo as principais farinhas que podem ser utilizadas com sucesso numa dieta low carb.
A farinha de coco está disponível nas versões mais escura e mais clara e junto com a farinha de amendoim completa a dupla de farinhas low carb mais baratas. Ela é a mais low carb, menos calórica e mais barata das farinhas low carb.
Tabela da quantidade de carboidratos líquidos a cada 100g de dada farinha low carb: