Resposta: Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias. A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química.
Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: liberação de gás, liberação de luz, mudança na coloração, mudança no odor, mudança na temperatura e formação de precipitado.
Para representar a reação química, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformação. Em cima da seta, são utilizados alguns símbolos indicando as condições nas quais a reação deve ocorrer.
Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.
Significado de Reação Ação contrária a outra, mas ocasionada por ela. Ação que um corpo exerce sobre outro corpo com o qual se choca. [Química] Fenômeno que se produz entre corpos químicos, que estão em contato, e que dá origem a novas substâncias.
1. Que perdeu a firmeza; sem elasticidade; frouxo, mole.
Produtos são espécies que se formam de reações químicas, ou, em outros termos, um produto é uma substância que forma-se como o resultado de reações químicas ou biológicas (em reações que são bioquímicas).
A reação que faz inflar o bote é a reação do hidreto com a água e os produtos dessa reação são: Uma base (metal + OH) e o gás hidrogênio (H₂).
Resposta: a) Conforme o próprio enunciado já menciona, o componente que reage com a água é um hidreto, que é um composto iônico formado por um cátion de um metal e o ânion hidreto (H⁻) do hidrogênio.
A respiração celular é o processo de obtenção de energia mais utilizado pelos seres vivos. Na respiração, ocorre a liberação de dióxido de carbono, energia e água e o consumo de oxigênio e glicose, ou outra substância orgânica, tal como lipídios. A organela responsável por essa respiração é a mitocôndria.