O literalismo bíblico é a crença de que a Bíblia, ou pelo menos grandes porções dela, devem ser lidas literalmente, não alegoricamente. Isso significa que a linguagem deve ser interpretada como usada na escrita e no falar de todos os dias.
Sentido literal é aquele que pode ser tomado como o sentido “básico, usual” da palavra ou expressão, esse pode ser compreendido sem ajuda do contexto. Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo.
No sentido literal, a expressão "o bicho está pegando" significa que de fato um animal (um bicho) está pegando algo ou alguém. O sentido é de ataque de um bicho a uma presa. Já no sentido figurado, a expressão "o bicho está pegando" significa que algo muito ruim está acontecendo, como uma briga ou luta entre pessoas.
No que se refere ao significado das palavras, as mesmas se subdividem da seguinte forma: Sentido próprio: sentido literal da palavra, sendo o sentido comum que se costuma atribuir a determinada palavra. Sentido figurado: sentido simbólico, figurado, que pode ser atribuído a uma palavra.
A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que pos- suem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.
Fábula é um gênero do tipo narrativo muito popular e apreciado por pessoas de diferentes idades. ... A cigarra e a formiga, O leão e o ratinho e A raposa e as uvas são exemplos de fábulas, narrativas que constroem um ensinamento, uma moral. Na fábula, as personagens são animais com características humanas.
[Retórica] Designação atribuída aos seres inanimados, abstratos, de ações, qualidades e sentimentos próprios do homem; animismo, prosopopeia.