O que são aulas síncronas? As aulas síncronas são aquelas que acontecem em tempo real. Na educação a distância, isso significa que o professor e o aluno interagem, ao mesmo tempo, em um espaço virtual. A exemplo dos formatos de aula online que incluem salas de videoconferência e transmissões ao vivo.
Para quem não sabe o que são aulas remotas, trata-se basicamente de todo conteúdo produzido e disponibilizado online, acompanhado das aulas virtuais ministradas em tempo real pelo professor responsável por aquela disciplina. E isso deve acontecer sempre seguindo cronogramas adaptáveis do plano de ensino tradicional.
As aulas remotas permitem que você estude do conforto da sua casa, ou seja, que não gaste tempo e dinheiro se deslocando até a instituição de ensino. Além disso, aporta uma flexibilidade para acompanhar as matérias nos horários que deem mais certo para você.
Na prática, o que muda entre educação online e educação remota? Que a educação online é planejada para este meio, enquanto a educação remota é adaptada, o que resulta em um prejuízo bem grande no ensino por parte dos professores e na aprendizagem por parte dos alunos.
Como fazer um plano de aula remota
Como fazer um plano de aula
2. Diversificação dos instrumentos de avaliação de aprendizagem é importante
As intervenções em relação às atividades remotas se dão na relação estabelecida entre as famílias das crianças e o professor. No contexto proposto, as observações das famílias e das crianças compartilhadas com o professor é que possibilitarão o planejamento, a intervenção e a avaliação necessária de cada criança.
Avaliação na pandemia: como otimizar este processo?
Dicas sobre como avaliar remotamente seus alunos durante a quarentena
Os passos para fazer uma avaliação da aprendizagem em EAD
Qual a melhor forma de avaliar os alunos?
Para isso, é preciso:
De acordo com Claudinho Pilleti (2006) os princípios básicos que dão sustentáculo ao processo ensino-aprendizagem são: a) Estabelecer o que será avaliado, pois educar tem em vistos vários objetivos que permitem o desenvolvimento do indivíduo como um todo, envolvendo aspectos de aproveitamento (domínio cognitivo, ...
9 maneiras de acompanhar o aprendizado do aluno de EAD
Este documento propõe muitas mudanças para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio....3 métodos de como avaliar o aluno de acordo com a BNCC
As escolas são o espaço onde as crianças se desenvolvem diariamente, aprendendo sobre si mesmas e ao se relacionar com o próximo. Os alunos aprendem, desde seus primeiros anos, muito mais do que os conteúdos disciplinares. ... A famosa BNCC define competências que os alunos devem desenvolver em cada fase da educação.
Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
A resposta é: não! A BNCC e o currículo são documentos diferentes, com objetivos também distintos. A BNCC se trata de um documento orientador que aponta o que se espera que os alunos desenvolvam ao longo da Educação Básica.
Um dos maiores desafios da educação brasileira é garantir a equidade. Todos os alunos deveriam ter as mesmas oportunidades de aprendizagem, independentemente de onde estudam ou de sua classe social.
Ambos os documentos abordam o trabalho com múltiplas linguagens: os PCN tratam de modo sucinto do uso de tecnologias, evidenciando o uso do computador, do rádio e da televisão. Já a BNCC detalha, em diferentes habilidades, a necessidade do trabalho com imagens, sons e diferentes linguagens digitais.
Os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais são diretrizes elaboradas para orientar os educadores por meio da normatização de alguns aspectos fundamentais concernentes a cada disciplina. Os PCNs servem como norteadores para professores, coordenadores e diretores, que podem adaptá-los às peculiaridades locais.
O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ela é um norteador, mas o currículo escolar em si deve ser estabelecido por cada instituição.
A concepção de currículo inclui, portanto, desde os aspectos básicos que envolvem os fundamentos filosóficos e sociopolíticos da educação até os marcos teóricos e referenciais técnicos e tecnológicos que a concretizam na sala de aula. Relaciona princípios e operacionalização, teoria e prática, planejamento e ação.
O currículo escolar é o grande norteador de todo o processo educacional de uma escola. ... A aprendizagem escolar está intrinsecamente vinculada ao currículo, sendo que esse é organizado com o objetivo de orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino.