Significado de Fenolftaleína substantivo feminino [Química] Substância possuidora da fórmula: C20H16O4; essa substância que, dissolvida em álcool, pode ser usada como indicador de ácido-base, laxante etc. Etimologia (origem da palavra fenolftaleína). Fanel + ftal + eína.
A fenolftaleína é um composto orgânico frequentemente usado como indicador de pH. A fenolftaleína fica rosa em pH superior a 8,3 e incolor em soluções ácidas. A fórmula química da fenolftaleína é C20H14O4.
Os indicadores ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que têm a propriedade de mudarem de cor em função do pH do meio. O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, refere-se à concentração de íons [H+] ( ou H3O+) em uma solução. Quanto maior a quantidade desses íons, mais ácida é a solução.
Um medidor de pH, denominado pHmetro, é frequentemente usado em aplicações em que é necessário um maior rigor na determinação do pH da solução. ...
Resposta. Resposta: Os indicadores de pH, são frequentemente ácidos ou bases fracas, quando adicionamos a uma solução os indicadores de pH ligam-se aos íons H+ ou OH-. A ligação a estes íons provoca uma alteração da configuração electrónica destes indicadores e, consequentemente, altera-lhes a cor.
Geralmente, os indicadores usados em laboratório são artificiais, tais como a fenolftaleína, o azul-de-bromotimol e o alaranjado-de-metila. Mas, na natureza, também existem muitas substâncias que podem ser extraídas de espécies vegetais e que funcionam como indicadores ácido-base.
Geralmente, as usadas em laboratório são sintéticas, como por exemplo, a fenolftaleína e azul de bromotimol, mas existem também indicadores de origem natural que podem ser encontrados na natureza quando extraídos de alguns vegetais e até flores, alguns exemplos são: Antocianinas.
Alguns exemplos são repolho roxo, beterraba, uvas, jabuticabas, amoras, folhas vermelhas e flores de pétalas coloridas, como as flores de azaleia e quaresmeira. Para obter um indicador natural, basta realizar a maceração (empapar ou esmagar esses vegetais em água para extrair os produtos solúveis) e depois filtrar.
Em uma solução começando a se tornar menos ácida, o alaranjado de metila tornar-se-á de vermelho para laranja, e caso o processo continue, para amarelo. Processo inverso ocorre para uma solução aumentando em acidez.
O repolho roxo contém substâncias em seu extrato que são capazes de alterar sua coloração de acordo acidez em que se encontram. Por conta disso, o extrato do repolho roxo pode ser utilizado como indicador de potencial hidrogeniônico (pH) natural, pois varia sua coloração de acordo com pH da solução.