Olá! A resistência cardiorrespiratória é definida como a capacidade do corpo de fornecer oxigênio aos músculos durante o exercício e a capacidade dos músculos de usar oxigênio. Baseia-se na capacidade funcional dos sistemas circulatório e respiratório para se ajustar e recuperar dos efeitos do exercício muscular.
Há mais de 40 anos a mesma fórmula é usada para homens e mulheres. Nela, a idade do atleta é subtraída de 220 para indicar a frequência cardíaca máxima, ou seja, o número máximo de batimentos por minuto que a pessoa pode alcançar ao se exercitar.
Os exercícios de resistência desenvolvem o condicionamento cardiorrespiratório e auxiliam na redução ou manutenção do peso e da gordura corporal. Estes exercícios requerem um esforço prolongado e contínuo, e normalmente envolvem vários grupos musculares durante a atividade.
Os exercícios cardiorrespiratórios recomendados, além de serem eficientes, também ajudam o indivíduo a melhorar sua resistência física, queimar calorias e também a ter mais saúde, porém, a pessoa não deve depender apenas dos exercícios, a disciplina alimentar é fundamental para que o mesmo tenha uma vida saudável.
O treinamento cardiorrespiratório tem mostrado efeitos positivos para a população com paralisia cerebral, melhorando a capacidade funcional e reduzindo o gasto energético e os riscos cardiovasculares.
Deve-se usar de 60 a 90% da FCmáx ou 42 a 83% do VO2máx. Para indivíduos cardiopatas e hipertensos, a intensidade inicial deve ficar na faixa de 50-55% da FCmáx, aumentado gradativamente até no máximo 70%.
Baixa aptidão significa que você fez exercício abaixo do esperado para sua idade. Poderia ter realizado mais exercício do que conseguiu alcançar.
O condicionamento corporal refere-se a exercícios que aumentam sua força, velocidade, resistência ou qualquer outro atributo físico.
O Condicionamento físico é uma modalidade de pratica de atividade físico em que o individuo alcança melhora no funcionamento músculo-esquelético e metabólico através do aprimoramento na força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular e na flexibilidade.
Benefícios do condicionamento físico: diminui o risco do aparecimento de lesões, diminui o tempo de reabilitação após uma lesão, mantém o aprendizado de tarefas motoras adquiridas e mantém uma ligação efetiva entre o atleta e o seu esporte através da execução correta destas tarefas motoras.
5 benefícios de ter um bom condicionamento físico
Em outras palavras um bom condicionamento físico voltado para a saúde, proporciona ao indivíduo uma melhor aptidão física, que é a capacidade de realizar tarefas diárias com vigor e vivacidade. ...