EQST

O Que Psicologia E Sexualidade?

O que é psicologia e sexualidade?

A Organização Mundial da saúde (OMS) faz a seguinte definição do que constitui a sexualidade humana: “A integração de elementos somáticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser sexual que, por meios que são positivamente enriquecedores, realçam as pessoas, a comunicação e o amor”.

Como o gênero é compreendido pela psicologia?

A construção do discurso sobre gênero na Psicologia é bastante heterogênea, sendo permeada por distintos posicionamentos epistemológicos. ... Nessa mesma postura, mas tendo por base a abordagem da socialização, gênero é entendido como o resultado de forças sociais e culturais, no qual o mesmo é aprendido, e não, inato.

Quais as contribuições da psicologia para o avanço acerca das temáticas de gênero?

Sobre quais seriam as contribuições da psicologia para a diversidade sexual e de gênero, Brune acredita que a área pode “contribuir ao reconhecer a pluralidade das expressões de orientação sexual e de identidade de gênero, para além dos modelos binários, naturalizados socialmente como homem/mulher e heterossexual/ ...

Como a psicologia pode ajudar a lidar com as situações de gênero?

Psicoterapia e engajamento social O engajamento e o diálogo com os movimentos sociais facilita que seu conhecimento acerca dessas questões se amplie e se aprofunde. O contato com pessoas e grupos que discutem gênero e lutam por direitos favorece a desconstrução e a empatia para com esse tema.

Quais os três aspectos principais da sexualidade?

Sexualidade. A sexualidade humana envolve quatro aspectos: gênero; e papel, identidade e orientação sexual. ... Assim, temos o sexo feminino e o masculino. Temos também aqueles que nascem com características sexuais tanto de um sexo quanto de outro: os hermafroditas.

O que é a genitalidade?

Relativo à reprodução sexual do homem e dos animais. Orgãos genitais, órgãos sexuais.

Porque discutir gênero na psicologia?

A importância de usar gênero como uma categoria de análise histórica para pensar a psicologia decorre da possibilidade de problematizar, de forma mais complexa e múltipla, as relações entre gêneros na contemporaneidade, inspirar desafios críticos ao nosso campo disciplinar e se tornar um modo de compreender ...

Qual é a identidade da psicologia?

Este termo remete para a identidade individual e pessoal de cada indivíduo. A identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiências sociais.

Como podem ser definidas as relações de gênero?

As relações de gênero referem-se às relações sociais de poder entre homens e mulheres, em que cada um tem seu papel social que é determinado pelas diferenças sexuais.

Qual a importância de a psicologia utilizar o termo gênero como categoria de análise?

Usar o gênero como categoria de análise é compreender que este funciona como um desestabilizador de conceitos como mulher, homem, sexo e mesmo corpo. ... O uso dessa categoria implica que homem e mulher são conceitos social, corporal e historicamente inscritos tal qual “gênero”.

Quais os fatores que influenciam a sexualidade?

Vem sendo comprovada em pesquisas a correlação entre desempenho sexual feminino e outros fatores contextuais. Entre eles, estão hormônios, doenças sistêmicas, educação rígida, abuso sexual, ansiedade, depressão, disfunção sexual do parceiro, crenças religiosas e morais, conforto e sentimento de segurança.

Qual é a diferença entre sexualidade e genitalidade?

Em um sentido comum e popular, sexualidade é considerada sinônimo de genitalidade assim como vida sexual é tida como equivalente a relação sexual. Freud dá ao termo um significado bem mais amplo situando sexualidade tanto aquém como além do ato sexual (XI: 207-213).

O que é diversidade para a psicologia?

Fleury (2000) destaca que a diversidade ocorre quando pessoas com diferentes identidades interagem no mesmo ambiente social, ou seja, uma empresa que apoia a diversidade contrata pessoas independentemente da sua etnia, orientação sexual ou identidade de gênero: contrata pessoas por suas competências.

Como são construídas as desigualdades nas relações de gênero?

Gênero: Refere-se às relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres que são o resultado de uma construção social do papel do homem e da mulher a partir das diferenças sexuais.