EQST

O Que Processo De Carbonataço?

O que é processo de carbonatação?

A carbonatação é um fenômeno lento que é ocasionado pelas reações químicas resultantes da interação entre componentes como o CO2 (gás carbônico), presentes na atmosfera, com os produtos da hidratação do cimento, formando um composto chamado ácido carbônico (H2CO3).

Como ocorre a carbonatação do concreto?

A ocorrência da carbonatação do concreto se dá através das fissuras na estrutura desse material. Isso ocorre devido à facilidade, a partir desse cenário, da entrada de CO2. Da mesma maneira, em locais com mais umidade, em torno de 50% a 60%, o processo pode ocorrer com ainda mais rapidez.

O que é carbonatação mineral?

Carbonatação é um processo físico-químico que consiste na reação do dióxido de carbono (CO2) presente no ar com as rochas. A reação se desenvolve com o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) e resulta em carbonato de cálcio (CaCO3), acidificando a rocha.

O que é a carbonatação e como podemos avaliar sua evolução no concreto?

Segundo Cadore (2008), a carbonatação é um processo físico-químico que faz com que seja reduzida a alcalinidade da parte líquida presente no concreto, ou seja, o pH do concreto que se encontra elevado devido aos compostos hidratados presentes nele, reduz até a ocorrência da neutralização.

O que é Despassivação da armadura por carbonatação?

Para a ABNT NBR: 6118:2014 a despassivação por carbonatação é a ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura.

Como podemos determinar a espessura de carbonatação de concreto?

Na verificação da espessura de carbonatação, seguindo as recomendações da norma DIN EN 14630 (2007), utilizou-se indicador de ph, que consiste em uma mistura de 1g de fenolftaleína dissolvida em 50g álcool etílico diluídos em 50g de água, formando uma solução que quando aspergida no concreto torna-se incolor em ph ...

Como utilizar fenolftaleína?

Quando se adiciona fenolftaleína em uma solução incolor, esta ao entrar em contato com uma base ou ácido muda de cor. Exemplo: se adicionarmos solução de fenolftaleína em um meio ácido ela fica incolor, pois o aumento da concentração de H+ desloca o equilíbrio.

Como tratar a lixiviação do concreto?

E como realizar o tratamento de tal manifestação patológica? Quando a lixiviação está em seu estado inicial, basta realizar a remoção do carbonato de cálcio que ficou na superfície da estrutura, e realizar uma avaliação da peça para ver se não há algum comprometimento estrutural.

O que é calcinação do concreto?

A calcinação ocorre quando o ligante é degradado por condições ambientais adversas. Deve ser removida antes de repintar.

Qual é o produto gerado no processo de lixiviação do concreto?

Quando a infiltração da água dissolve e transporta os cristais de hidróxidos de cálcio, são formados depósitos de sais que surgem como manchas brancas na superfície de concreto. “O material branco é o carbonato de cálcio resultante da reação entre o hidróxido de cálcio lixiviado e o CO2 da atmosfera.

Qual é a causa da lixiviação?

Como dito anteriormente, a lixiviação do solo é um processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo pelo escoamento das águas superficiais. Em geral, ela ocorre em solos que não possuem cobertura vegetal e causa a diminuição da sua fertilidade natural ao longo do tempo.

O que é a Despassivação da armadura?

No interior do concreto, o aço está protegido por uma camada passivadora que envolve o metal. Esta camada é formada e mantida devido ao elevado pH na solução dos poros do concreto. Dessa forma, para que haja corrosão é necessário que a camada passivadora seja destruída (despassivação).

O que é corrosão de armadura?

A corrosão das armaduras é a patologia mais recorrente nas estruturas de concreto armado, causando problemas tanto na estética quanto na utilização e segurança das estruturas. O processo corrosivo se caracteriza por provocar a destruição do aço e, consequentemente, danos estruturais.

Quais os métodos podem ser aplicados para diagnosticar a corrosão em concreto?

Alguns dos métodos não destrutivos utilizados para a detecção da corrosão podem ser as medidas do potencial de circuito aberto ou de corrosão, da resistividade elétrica do concreto, da resistência à polarização pela técnica de polarização linear ou espectroscopia de impedância eletroquímica, entre outros.