Fantoche Bem Fácil de Fazer passo a passo com molde Material: Espuma; Estilete; Tesoura; Molde do fantoche; Cola de contato; Cola quente, com respectiva pistola; EVA para fazer a boca, língua, olhos e sobrancelhas; Lã para fazer os cabelos. Inicie pela cabeça, a partir do molde da mesma.
Use duas vezes o tamanho da garrafa pet, um bem próximo da outra, para que ao dobrar os dois círculos, o formato seja da boca do fantoche. E depois recorte. Corte a garrafa pet ao meio. O tamanho do lado da parte de baixo da garrafa, deve ser o que formará a cabeça do fantoche.
Fantoches de papel
Para dar movimento à marionete de rolo de papel, você vai construir um manipulador com os dois palitos de churrasco. Corte as pontas para não machucar. Monte em forma de cruz. No lugar dos palitos de churrasco, você pode usar hashis (os palitinhos de comida japonesa), ou até mesmo dois lápis.
Como Fazer Fantoche de Meia: Passo a Passo
Arranque os dedos da segunda meia e vire-a do avesso para criar as pernas da boneca. Marque a linha vertical central para definir as pernas, arredondando as extremidades como na imagem. Costure a cerca de 0,5 cm da linha central em cada lado. Suba por um lado e desça pelo outro, arredondando a parte cortada dos dedos.
Para fazer fantoche com meia você irá precisar de:
Ponha a meia na sua mão. Quanto ao polegar, ponha-o na parte do calcanhar. Se não alcançar, prenda o tecido entre o polegar e os outros dedos da mão. Abra e feche a mão. A meia vai começar a tomar a forma de um fantoche.
Teatro de Fantoche na Educação Infantil
1 Boneco de madeira, pano, papelão ou outro material, movido por cordéis manipulados por uma pessoa que, geralmente, fica escondida atrás de uma tela num pequeno palco; mamulengo. 2 fig Pessoa facilmente manipulada; manequim. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Sin : fantoche , mané-gostoso , presepe , títere .
Teatro de Formas Animadas!
Um fantoche é um boneco manipulado, ou movido, por uma pessoa para distrair outras. ... Quem manipula os fantoches é chamado de titereiro, ou titeriteiro.
Os escritos mais antigos sobre os bonecos são creditados a Xenofonte em registro datado de 422 a.C.. Michel Giacometti, etnomusicólogo francês que se fixou em Portugal a partir de 1959, fez uma importante recolha de dados etnográficos sobre o teatro de marionetes.
Constitui-se numa forma de entretenimento para adultos e crianças. Quem manipula uma marionete é um titereiro ou marionetista.
O fantoche remonta aos tempos ancestrais e tem executado um papel significativo na história das civilizações. Alguns historiadores defendem que o uso dos bonecos antecipou os atores no teatro. Evidências mostram que sua aplicação aconteceu no Egito em 2000 a.C. com o uso de figuras de madeira operadas com barbante.
As apresentações mais antigas de teatro de marionetes, no Brasil, foram mencionadas no Rio de Janeiro, no século XVIII, por Luiz Edmundo, no livro “O Rio de Janeiro no Tempo dos Vice-Reis”. Em Pernambuco surgem as primeiras apresentações do Mamulengo.
Em terras americanas, o Teatro de Bonecos chegou pelas mãos dos colonizadores, em meados do século XVI, na era das grandes descobertas. Desta forma este movimento cultural aportou no Brasil, mais uma vez como instrumento de doutrinação religiosa.
Como espetáculo, o teatro de animação teve sua origem juntamente ao teatro grego. Ele surgiu na GRÉCIA ANTIGA (1.
422 ac
Na América, o surgimento do Teatro de Bonecos aconteceu por volta do século XVI, época dos grandes descobrimentos, o que contribuiu muito para sua divulgação no mundo inteiro.
1684
A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela surgiu de mão molenga, mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao boneco. Suas apresentações eram em praça pública, em geral durante os festejos religiosos. A arte do mamulengo é praticada desde a época colonial.
Fundado em 1975, em Olinda, Pernambuco, pelos atores Fernando Augusto Gonçalves Santos, Nilson de Moura e Luiz Maurício Carvalheira, o Mamulengo Só-Riso direciona inicialmente seu trabalho para a criação de um teatro com mamulengos - o teatro de bonecos do Nordeste - e ganha notoriedade tanto pelas pesquisas e ...
Pela primeira vez, uma produção do grupo sobe ao palco sem a assinatura do encenador Hermilo Borba Filho. Somente em julho de 1966, o TPN volta à cena, com a montagem de O Inspetor, de Nikolai Gogol, inaugurando a própria casa de espetáculos, um teatro à italiana, capaz de acomodar cerca de cem espectadores.
O criador do brinquedo é sempre um artista popular, homem do povo, que representa com seus bonecos o homem do povo e para esse mesmo homem. É também um artista do riso.