Os cistos são formações arredondadas, geralmente com conteúdo líquido, que podem estar presentes em diversos órgãos como os rins, fígado, pâncreas, etc. Existem várias doenças renais que podem levar ao aparecimento de cistos, algumas possuem uma predisposição genética, outras são adquiridas ao longo da vida.
Cistos renais são lesões geralmente redondas, com conteúdo interno líquido, originárias nos rins. Podem, eventualmente, estar associados a doenças graves, que inclusive comprometem a função renal. Entretanto, na maioria das vezes, são do tipo simples, ou seja, cistos benignos que raramente complicam.
Eles podem se desenvolver em qualquer local do corpo, sendo mais comum surgirem em órgãos como mama, tireoide, ovários, fígado ou articulações, por exemplo. São várias as causas que originam os cistos como infecções, traumatismos, obstrução das glândulas sebáceas, ou mesmo por uma questão de genética.
Orquiectomia simples Neste tipo de cirurgia é removido um ou os dois testículos a partir de um pequeno corte no escroto, o que pode ser feito para tratar câncer da mama ou da próstata, de forma a reduzir a quantidade de testosterona que o organismo produz.
Depois da cirurgia para colocar o testiculo na bolsa poderei ter filhos? Sim. Não há limitação funcional do testículo.