EQST

O Que Pasta Bordalesa?

O que é pasta bordalesa?

A pasta bordalesa é utilizada em cortes ou ferimentos no tronco e nos ramos de frutíferas para evitar a entrada de doenças e o ataque de insetos. ... O uso da pasta bordalesa deve ser feito em conjunto com outros tratamentos, como aplicações foliares de calda bordalesa, calda sulfocálcica e calda viçosa.

Como passar pasta bordalesa?

Como aplicar: Como forma preventiva, duas vezes por ano pincele o tronco desde a forquilha até o coleto da planta com a pasta bordalesa, antes do início da estação chuvosa. Quando for realizado a poda e a retirada da área afetada, também realize a aplicação da pasta.

Como fazer pasta bordalesa Embrapa?

A pasta bordalesa deve ser preparada seguindo-se os mesmos cuidados da preparação da calda bordalesa. Pode-se preparar 10 litros de pasta bordalesa com os seguintes ingredientes e concentrações: sulfato de cobre 1 kg; cal virgem 2 kg e 10 litros de água.

Como se faz a pasta sulfocálcica?

Em um vasilhame de ferro ou latão, coloque para ferver 20 litros de agua (A). No outro vasilhame, queime a cal em 1 litro de água morna (B). O enxofre é diluido em um balde com água morna (C). No momento em que a cal apagar (parar de borbulhar), aumente o fogo e aos poucos coloque a mistura de enxofre.

Qual a dosagem da calda bordalesa?

A preparação mais comum da calda bordalesa se dá na proporção de 1 parte de cal virgem e 1 parte de sulfato de cobre para 100 partes de água.

Qual a função da calda bordalesa?

A calda bordalesa é um fungicida permitido na Agricultura Orgânica por ser o sulfato de cobre um produto pouco tóxico, e por melhorar o equilíbrio nutricional das plantas. A calda bordalesa é um fungicida que surgiu no século passado, na região de Bourdeaux, na França, para o controle de míldio em videiras.

Como preparar o caldo bordalesa?

Como preparar a calda bordalesa: Colocar 100 g de sulfato de cobre dentro de um pano de algodão, amarrar e mergulhar em um vasilhame plástico com 1 litro de água morna; b) Água de cal: Colocar 100 g de cal em um balde com capacidade para 10 litros. Em seguida, adici- onar 9 litros de água, aos poucos.

Como fazer um litro de calda bordalesa?

Receita básica de Calda bordalesa com Sulfato de Cobre e Cal Virgem
  1. 15g de cal virgem (a quantidade usada pode ser variável de acordo com o PH da mistura);
  2. 30g de sulfato de cobre;
  3. 5l de água.
11 de ago. de 2020

Como usar calda sulfocálcica pronta?

Guarde a calda em vasilhas de vidro, madeira ou plástico bem fechadas. Após preparada, meça sua concentração em graus BAUMÉ (oBé), com o auxilio de um aerômetro. Sua aplicação é feita diluída em água, visando atingir uma concentração predeterminada (ver quadro a seguir). Obs.: Em frutíferas, aplicar no inverno.

Qual a dosagem da calda sulfocálcica?

Para o preparo da calda sulfocálcica, utilizar duas latas de 20 litros. Em uma das latas, colocar a cal virgem e adicionar, aos poucos, 10 litros de água levemente aquecida. Depois, levar ao fogo para ferver. ... O número encontrado, 46, é a quantidade de litros de água para diluir cada litro da calda original.

Como fazer 20 litros de calda bordalesa?

Para preparar a calda bordalesa separe 200 gramas de sulfato de cobre, mais 200 gramas de cal virgem, 20 litros de água e dois recipientes de madeira ou de plástico, Num dos recipientes, coloque dez 10 litros de água.

Como usar a calda bordalesa?

RECOMENDAÇÕES GERAIS DE USO
  1. Deve-se usar a calda no máximo até o terceiro dia após o seu preparo;
  2. Não aplicar a calda em concentração forte, principalmente sobre as plantas novas ou em fase de brotação;
  3. A calda bordaleza é pouco tóxica, mesmo assim, use EPI para manupulá-la.
  4. Lave-se após ter trabalhado em sua aplicação.
Mais itens...

Quando se deve aplicar a calda bordalesa?

As aplicações são realizadas na forma liquida em pulverizações foliares e na forma de pasta no momento da poda (PREPARO DE PASTA BORDALESA). Aplique desde a fase de vegetação até a fase de maturação das frutas com intervalos de 10 a 15 dias entre uma aplicação e outra.

O que substitui a calda bordalesa?

Entretanto, certas culturas podem necessitar de um espalhante-adesivo. Para melhorar a aderência da calda bordalesa, acrescentar 1,5 litros de leite desnatado ou 1 a 2 kg de farinha de trigo no preparo de 100 l de calda (dissolver a farinha de trigo em água e depois peneirar) após o seu preparo.

Qual a medida para fazer calda bordalesa?

O seu uso é permitido na Agricultura Orgânica por ser o sulfato de cobre um produto pouco tóxico, e por melhorar o equilíbrio nutricional das plantas. A preparação mais comum da calda bordalesa se dá na proporção de 1 parte de cal virgem e 1 parte de sulfato de cobre para 100 partes de água.

Como diluir calda bordalesa pronta?

Dose 1 a 2 g/L ou 100 a 200g/100L de água.

Como usar calda Sulfocal?

Aplicação no inicio da infestação repetir a cada 30 dias. VIDEIRA: Uvas: Dose 4g/L ou 400 a 500g/100L água. Proteção contra: Ácaros – Cochonilhas – Oídio Aplicação no inicio da infestação repetir a cada 20 dias. Tratamento de Inverno ou Repouso dose (1%) 1 kg/100L.

Como aplicar o Sulfocal?

Aplicação/Dose: 60g de sulfocal em 20l de água, aplicado via foliar. Aplicar nos horários mais frescos do dia e pulverizar em toda a planta. Não aplicar em plantas da família das cucurbitáceas (abóbora, pepino, melancia, melão), pois são muito sensíveis ao Enxofre.

Quanto que eu coloco da calda sulfocálcica por litro de água?

- Basta pegar a coluna da concentração original (31°) e cruzar com a coluna da concentração da calda a preparar em graus Baumé (4,0°). No encontro das colunas 31º e 4º, tem-se então o valor de 8,6. - Isso significa que o valor de 8,6 nada mais é que a adição de 8,6 litros de água a cada litro de calda a 31º Baumé.

Quando aplicar calda sulfocálcica?

Se aplicar demais pode queimar a planta, se aplicar pouco não funciona bem. Realizar as pulverizações nos horários mais frescos. Pela manhã, aplique depois que o orvalho nas plantas já secou. Pela tarde, aplique quando o sol estiver mais fraco.