O que os CFCs podem causar? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os CFCs eram facilmente encontrados em sprays aerossóis, geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, equipamentos contra incêndio e solventes. ... A produção do CFC-11 é duplamente nociva: além de aumentar o buraco na camada que nos protege dos raios UV-B, ela contribuiu para o aquecimento global.
O que é o gás CFC?
A sigla CFC é usada para se referir aos clorofluorcarbonetos, que, como o próprio nome indica, são compostos que possuem os átomos de cloro e flúor ligados a cadeias carbônicas, em geral, pequenas, como ao metano e ao etano.
Qual o gás que substitui o CFC?
hidrofluorcarbonetos
Os hidrofluorcarbonetos (HFCs) são gases do efeito estufa fluorados artificiais que rapidamente se acumulam na atmosfera. Eles começaram a ser usados como substitutos dos CFCs para aparelhos de ar condicionado, refrigeração, retardadores de chamas, aerossóis e solventes.
Onde o gás clorofluorcarbono CFC foi e ainda é usado?
Passou a ser largamente empregado como gás refrigerante em geladeiras, aparelhos de ar-condicionado e propelentes de aerossol. E assim foi até a década de 1970, quando suspeitou-se que, ao escapar para a atmosfera, ele estava abrindo um rombo enorme na camada de ozônio.
O que são os gases CFCs o que eles causam a atmosfera?
Clorofluorcarboneto (CFC) é qualquer um de uma classe de compostos de carbono, hidrogênio, cloro e flúor, normalmente gases usados em refrigerantes e propulsores de aerossóis. Eles são nocivos para a camada de ozônio na atmosfera da terra devido à liberação de átomos de cloro na exposição à radiação ultravioleta.
Qual átomo da molécula de CFC reage com a molécula de ozônio?
O cloro resultante reage quimicamente com a molécula de ozônio (O3) destruindo-a e, além disso, reage com o átomo de oxigênio evitando a formação de uma nova molécula de ozônio. Para evitar isso, vários utensílios que utilizavam os CFCs passaram a não utilizá-los mais.
O que os CFCs podem causar e quais as implicações para nós?
Esse fenômeno causa a destruição na camada de ozônio, o que aumenta a entrada de raios UV na atmosfera causando grandes problemas como o câncer de pele, catarata, diminuição do fitoplâncton e redução das colheitas.
O que são os gases CFCs o que eles causam na atmosfera?
Clorofluorcarboneto (CFC) é qualquer um de uma classe de compostos de carbono, hidrogênio, cloro e flúor, normalmente gases usados em refrigerantes e propulsores de aerossóis. Eles são nocivos para a camada de ozônio na atmosfera da terra devido à liberação de átomos de cloro na exposição à radiação ultravioleta.
Quais são os gases HFC?
Os hidrofluorocarbonetos (HFC) foram criados como alternativa aos clorofluorcarbonetos (CFC), e são gases de refrigeração contendo hidrogênio, flúor e carbono. Por não conterem cloro como os clorofluorcarbonetos, não são destrutivos à camada de ozônio da atmosfera pois o flúor em si não é prejudicial ao ozônio.
Onde o gás clorofluorcarbono CFC utilizado como propelente?
O clorofluorcarbono (CFC) foi um gás utilizado como propelente de aerossóis e líquidos refrigerantes em geladeiras. Entretanto, devido a sua reação com o ozônio (O3), sua comercialização foi proibida, sendo substituído pelo hidroclorofluorcarbono que não agride a camada de ozônio.
O que eles causam a atmosfera?
A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no ambiente. ... Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição.
Como é originado o CFC?
O que é o Clorofluorcarboneto: Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos químicos formados por três elementos: carbono (C), flúor (F) e cloro (Cl). Estes compostos fazem parte da família dos haletos orgânicos e são sintetizados a partir de hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por halogênios.
Qual átomo da molécula de CFC reage?
Clorofluorcarbonetos (CFC) Podemos perceber que temos um átomo de cloro como produto da reação, e esse átomo ainda vai reagir com mais moléculas de ozônio tornando o ciclo ainda mais danoso.
Como é formada a molécula de ozônio?
Na estratosfera, o ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-o em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).
O que são clorofluorcarbonetos como são utilizados no cotidiano e quais os prejuízos que estes causam a camada de ozônio?
Um clorofluorocarboneto (clorofluorcarboneto, clorofluorcarbono ou CFC) é um composto baseado em carbono que contém cloro e flúor, responsável pela redução da camada de ozônio, e antigamente usado como aerossóis e gases para refrigeração, sendo atualmente proibido seu uso em vários países.