O Psicólogo Clínico em Hospitais- Contribuições Para o Aperfeiçoamento do Estado da Arte no Brasil. O paciente vem ao hospital trazendo sua queixa e doença física, onde espera ser tratado com medicamentos, exames invasivos, internado...
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como um estado de bem-estar que permite às pessoas realizar as suas capacidades e potencial, lidar com o stresse normal do dia-a-dia, trabalhar produtivamente e contribuir ativamente para a sua comunidade.
Se você pretende se tornar um psicólogo hospitalar, o mais indicado é fazer o bacharelado, já que a licenciatura é focada em preparar o profissional para o âmbito escolar (orientador educacional ou formação de professores, no caso da Psicologia).
Psicologia Hospitalar é um dos caminhos que o curso de Psicologia permite ao profissional. Na prática, é necessário realizar, antes, a formação de modo presencial, pois ainda não existe psicologia EAD. Depois, é recomendado realizar uma pós-graduação, que, nesse caso, pode ser no modo a distância.
R$ 3.
De acordo com o CFP, Conselho Federal de Psicologia, o psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar tem sua função centrada nos âmbitos secundário e terciário de atenção à saúde, atuando em instituições de saúde e realizando atividades como: atendimento psicoterapêutico; grupos psicoterapêuticos; grupos de ...
A Psicologia Hospitalar é um ramo da Psicologia que tem como principal objeto de estudo a saúde mental do paciente internado em alguma instituição de saúde, geralmente hospitais, seja em ambulatórios, enfermarias ou UTIs.
Todo psicólogo realiza um trabalho baseado em uma determinada abordagem, que irá guiar a maneira de atuar com a problemática apresentada e a forma de olhar para o indivíduo. ... Se trata da linha teórica que o profissional utiliza para conduzir as sessões de psicoterapia.
Como escolher qual abordagem psicológica seguir na carreira clínica?
Procure vivências práticas. Especialmente durante a faculdade, fica difícil visualizar todos esses conceitos na prática. Uma boa dica na hora de escolher a abordagem psicológica é buscar estágios nas áreas que você gostaria de trabalhar e com profissionais das linhas de trabalho com as quais você se identifica.