O ângulo de atrito interno do solo representa as características friccionais entre as partículas do solo, sendo definido como o ângulo máximo que a força transmitida ao solo pode fazer com a força normal à superfície de contato, sem que haja o cisalhamento do solo no plano de ruptura.
O coeficiente de atrito é o número que indica a maior ou menor resistência das superfícies ao movimento de objetos. O coeficiente de atrito é uma grandeza adimensional (não possui unidade de medida) que indica se as superfícies oferecem muita ou pouca resistência ao movimento de objetos.
c≅ f (N) onde “c” seria a coesão do solo (metade da resistência à compressão simples, por exemplo).
De forma geral os solos são compostos por vários tamanhos de grãos e portanto vão apresentar tanto a coesão como o ângulo de atrito. No laboratório estes dois valores podem ser obtidos através dos ensaios de cisalhamento direto ou de compressão triaxial (compressão exercida em três dimensões).
II – Solos Coesivos Os espaços vazios entre as partículas são muito pequenos. Devido à sua estrutura estes solos apresentam resistência à penetração de água, absorvendo-a muito lentamente.
Os ensaios de CPT e “Vane Test” têm por objetivo a determinação da resistência ao cisalhamento do solo, enquanto o ensaio “Pressiométrico” visa obter uma espécie de curva de tensão-deformação para o solo investigado, conforme pode ser resumido na tabela 5.